Oi alguém poderia me ajudar por favor ?
PRECISO ATÉ AMANHÃ ESSA REDAÇÃO DE 30 LINHAS !
COM URGÊNCIA !!!
Educação financeira na escola é o caminho para aprender a lidar com dinheiro desde cedo ?
ATENÇÃO: *TEM QUE TER TÍTULO.
*TEM QUE SER 30 LINHAS.
Soluções para a tarefa
Resposta: GOOGLE
Explicação:
Independência financeira é o sonho de muita gente. E isso não é à toa! Imagine ter dinheiro o suficiente para conquistar uma vida confortável, um futuro bem sucedido e sem depender de ninguém para tudo isso. Vamos mais além, já pensou você precisar de um alto valor em dinheiro e, mesmo sem contar com esse gasto, sabe de onde tirar sem que isso comprometa outras despesas?
Parece difícil de alcançar esse nível de independência, mas com a educação financeira esse futuro pode ser possível para qualquer um. E é comprovado! Pessoas com educação financeira conseguem ter mais consciência e pé no chão quando o assunto é orçamento pessoal e, por esse motivo, vive uma vida sem preocupações financeiras e lida com seu dinheiro de maneira que ele não controle as suas ações.
Para chegar nesse patamar, mudar a mentalidade sobre o uso do dinheiro é mais do que importante, é fundamental. Engana-se quem acha que para garantir a independência financeira é só guardar um dinheirinho na poupança ou cortar aquela pizza do final de semana. É claro que isso pode ajudar, mas é preciso uma série de práticas para mudar a sua situação financeira. E é nesse momento que exercitar a educação financeira entra na sua vida.
O que é educação financeira e como surgiu?
Começamos pelo conceito de educação , que nada mais é do que o processo de aprendizagem que pode transformar hábitos, comportamentos e valores das pessoas a partir do compartilhamento de uma informação. Isso vale para qualquer setor da vida, inclusive o financeiro.
A educação financeira nada mais é do que a maneira como uma pessoa entende o universo do dinheiro e usa as ferramentas possíveis para lidar com ele. Perceba que isso vai além do simples ato de economizar, pois diz respeito também à consciência a respeito de oportunidades e riscos envolvendo esse tema.
Na prática, a importância da educação financeira é dar condições para uma pessoa decidir melhor o que fazer com seu dinheiro. É nesse ponto que surgem as estratégias: quanto dinheiro poupar? Onde investir? Ter maior rentabilidade, liquidez ou segurança? Enfim, todas essas perguntas podem ser facilmente respondidas se você tem ao seu lado a educação financeira.
O conceito surgiu a partir da ENEF (Estratégias Nacional de Educação Financeira) e Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que definiram o termo como “…O processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação. Nesse sentido, geram-se os valores e as competências necessárias para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos envolvidos. Para assim poderem fazer escolhas bem informadas.”.
Construir patrimônios, ter boas condições no futuro, honrar o compromisso das despesas regulares e evitar problemas financeiros parece um sonho, mas com a educação financeira tudo isso pode ser trabalhado e garantido. De modo geral, a conquista depende de dois importantes exercícios, o trabalho, que ajuda a acumular os recursos necessários ou desejados, e o conhecimento, que contribui para multiplicar esses recursos.
Como funciona a educação financeira?
Para começar a tratar sobre a importância da educação financeira, precisamos considerar 3 conceitos, que são: ganhar, economizar e investir.
Isso pode parecer bastante óbvio, mas nem sempre é algo que faz parte da vida das pessoas. Ao menos das que passam por dificuldades constantemente. O fato é que certamente as pessoas bem-sucedidas, em seu meio de atuação, sabem bem como funcionam esses conceitos e extraem deles seu melhor proveito.
Essas pessoas dificilmente acumulam dívidas comprando o que está acima de suas possibilidades financeiras. Isso porque elas têm o controle necessário sobre sua renda, inclusive, sendo capazes de identificar com precisão cada gasto feito. E por que isso é importante? Porque quando alguém registra seus gastos, consegue acompanhar melhor as movimentações e assim trocar uma despesa desnecessária ou eliminá-la.
Consequentemente, é possível repensar todo um conjunto de hábitos de consumo para gerar economia no fim do mês. Economizando, é possível investir. E quando a pessoa investe, ela age em função de sua prosperidade financeira.
Com os gastos mapeados e controlados, é hora de investir! A prática de investir são as aplicações dos seus recursos em diferentes áreas, como ações, tesouro direto ou ativo financeiro. Com ele, você faz com que seu dinheiro trabalhe por você e gere ainda mais retorno no futuro.