Oficialmente, os lixões não deveriam existir, pois a Política Nacional de Resíduos Sólidos determinou o seu fechamento até 2014. Porém, muitos municípios brasileiros ainda têm lixões ativos. Sobre esse tema, suas definições e particularidades, escolha a alternativa correta:
a)
Para entender o impacto dos lixões, é necessário estudar as mudanças ecológicas, sociais, culturais e estéticas que estejam ocorrendo na Área Diretamente Afetada (ADA), onde está implantado o empreendimento, pois não há dispersão de efeitos.
b)
A Área de Influência Direta (AID), que é a borda da pilha, é a área de maior impacto, pois recebe todo o chorume.
c)
A presença do lixo orgânico agrava o impacto socioeconômico do lixão, pela falta de renda e posses dos catadores, que vivem à margem da sociedade e dos serviços de saúde.
d)
Área de Influência Indireta (AII) é a área afetada pelo impacto ambiental causado pelas comunidades em condições socioeconômicas precárias.
e)
Os lixões são um benefício para as comunidades do entorno, pois lhes dão condições de subsistência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
OLÁ! A RESPOSTA CORRETA É A LETRA C.
Explicação
Para entender o impacto dos lixões, é necessário estudar as mudanças ecológicas, sociais, culturais e estéticas que estejam ocorrendo no lixão e no entorno, que compreende: a Área Diretamente Afetada (ADA), onde está implantado o empreendimento, a Área de Influência Direta (AID), que é o entorno imediato (a vizinhança do lixão) e a Área de Influência Indireta (AII), que é a região que ainda está sendo afetada, embora com menor efeito. São locais insalubres, onde a oferta de matéria orgânica atrai ratos, baratas, mosquitos, bactérias e vírus, responsáveis pela transmissão de várias doenças, panorama que se agrava pela falta de renda dos catadores.
Resposta:
RESPOSTA CONFIRMADA
A presença do lixo orgânico agrava o impacto socioeconômico do lixão, pela falta de renda e posses dos catadores, que vivem à margem da sociedade e dos serviços de saúde.
Explicação: