oficial: você já pode participar de uma rede social na internet [...]. Mas o que mais importa mesmo é se perguntar: será que é tão bom ter uma página em uma rede social? “Ah! Eu posso fazer muitos amigos”, me disse um garoto de 11 anos. Até pode ser. Mas e na escola, no prédio, no condomínio, no clube? Não é possível também fazer amigos? Claro que é. Pode dar um pouco mais de trabalho, porque não basta clicar em “adicionar”. É preciso ter um papo com a outra pessoa, mostrar interesse no que ela fala e faz, procurar sempre a companhia dela, essas coisas. Na rede social, não tem nada disso, é só dar uns cliques. “Nas redes, eu posso jogar e ter companhia para fazer isso”, você pode pensar. Mas sabia que dá para promover encontros presenciais com seus colegas para jogar e até organizar campeonatos? Vocês ainda podem se encontrar para trocar informações e conseguir dicas para aquele jogo superdifícil, é ou não é? Essa coisa de rede social pode ser interessante para adultos, pois eles já fizeram tudo isso com os colegas lado a lado quando foram crianças. Na sua idade, a melhor rede social talvez seja a que você constrói com a presença dos seus amigos. Promete que vai pensar nisso? Um trecho desse texto que apresenta um argumento para defender a ideia de que crianças devem fazer amizade pessoalmente é:
a)“É oficial: você já pode participar de uma rede social na internet...”. (1º parágrafo)
b)‘Ah! Eu posso fazer muitos amigos’, me disse um garoto...”. (2º parágrafo)
c)“... sabia que dá para promover encontros presenciais com seus colegas para jogar e até organizar campeonatos?”. (5º parágrafo)
d)“... pode ser interessante para adultos, pois eles já fizeram tudo isso com os colegas lado a lado quando foram crianças.”. (6º parágrafo)
Soluções para a tarefa
Resposta:
d
Explicação:
O argumento citado no texto que apoia a ideia de amizades físicas é: “... sabia que dá para promover encontros presenciais com seus colegas para jogar e até organizar campeonatos?”.
Argumentos textuais
Os argumentos são fragmentos do texto que expressam uma opinião sobre um determinado conteúdo, que pode aludir a uma defesa ou reprovação pela pessoa que se dirige a fala.
Em relação ao uso de redes sociais, o garoto acredita que seja vantajoso para fazer mais amizades, sendo um exemplo de argumento a favor do uso.
Enquanto, o narrador tenta convencer que ver os amigos presencialmente é melhor para manter as amizades com diálogos e interesses em comum do que apenas clicar em adicionar, sendo um argumento contrário ao acesso virtual.
Entenda mais sobre argumentos textuais aqui: