Ocupam grande parte do território brasileiro e se formam em virtude da intensa ação erosiva nas bordas das bacias sedimentares em contato com os maciços antigos, que se manifestou, primeiramente, no Terciário e no Quaternário, em vista da alternância de ciclos climáticos úmidos e secos. A estrutura geológica do território brasileiro é antiga, mas as formas de relevo foram esculpidas ou construídas recentemente. As formas de relevo descritas na informação correspondem
Soluções para a tarefa
As formas de relevo formadas por intensa ação erosiva e que estão localizadas nas bordas das bacias sedimentares brasileiras são as depressões.
As depressões podem ser definidas como áreas que possuem altitudes intermediárias em que há o predomínio dos processos de erosão. No Brasil, elas estão localizadas entre os planaltos (áreas de altitudes mais elevadas) e as bacias sedimentares (áreas que apresentam menores altitudes).
As formas de relevo brasileiras
Além das depressões, o relevo brasileiro também é formado por planaltos e planícies. Os planaltos são regiões que possuem altitude mais elevadas do que o entorno, onde há o predomínio do processo de erosão.
As planícies são formas de relevo mais rebaixadas do que o entorno onde o processo de sedimentação predomina sobre o processo de erosão.
Há também outras categorias de formas de relevo presentes no Brasil como as escarpas, cuestas, chapadas, morros, serras e inselbergs.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as formas de relevo do território brasileiro em: https://brainly.com.br/tarefa/27770148