ocorreu o processo de industrialização no Brasil, Argentina e México
Soluções para a tarefa
BRASIL:
Foi durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principal efetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa.
ARGENTINA:
Argentina - Começou o processo de industrialização após a primeira guerra mundial, intensificado na década de 30, depois da crise de 29, com a implantação de industrias voltadas para o mercado interno, produzindo bens de consumo não-duráveis, os quais eram antes exportados da Europa.Os estrangeiros ganharam muito dinheiro exportando carne e trigo.
O estado também foi outro agente importado para o inicio da industrialização, investindo de base e em infra-estrutura: ferrovias, rodovias, portos, etc. Depois da Segunda Guerra Mundial, esse modelo ficou pouco frágil, devido a ausência de capitais, pela inexistência de ramos industriais importante e pela limitação tecnológica.cias e têxteis, que se juntaram as nacionais, ou em alguns casos incorporando-as.
A industria tornou-se um setor importante na economia, colaborando com 28% do PNB.
México:
A industrialização do México ocorreu de forma semelhante a do Brasil e a da Argentina, guardada as devidas proporções.
O país latino começou a intensificar sua industrialização a partir da segunda guerra mundial, contribuindo para isso a ocorrência de importantes recursos minerais como prata, ouro, cobre, chumbo e zinco e o investimento de capital estrangeiro. O país também possui significativas jazidas de petróleo, principal recurso natural exportado.
Empresas estrangeiras investiram e investem no país atraídas sobretudo pela mão-de-obra barata, matérias-primas e legislação ambiental pouco rigorosa.
Resposta:
Teve início na primeira metade do século XX mas ela somente se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, quando ocorreu a diversificação da produção industrial graças, sobretudo, as corporações industriais transacionais que se instalaram nesses países latino-americanos.