Ócio criativo, o que é isso ? Pode ser bom? Justifica..
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é Ócio Criativo?
É comum associar o termo “ócio” a outros como preguiça, falta de força de vontade para se mover/realizar tarefas e outros conceitos de conotação negativa.
Para entender o que é ócio criativo, então, é preciso se desprender do significado mais popular e pensar na palavra enquanto definidora de momentos de lazer, diversão e descanso. Isso, obviamente, está longe de ser uma coisa ruim, afinal, ninguém vive só de trabalho!
Será?
Atualmente, vivemos em uma realidade em que a carreira é colocada como prioridade na vida das pessoas de maneira relativamente mais forte do que no passado, afinal, com smartphones e laptops, é possível levar tarefas para literalmente qualquer lugar.
Isso faz com que seja criada uma atmosfera exagerada em cima do trabalho duro — muitas pessoas se vangloriam de trabalhar por períodos que ultrapassam 13 horas por dia —, e quem não se enquadra nessa categoria de “workaholic” (termo em inglês para ilustrar os viciados em trabalho) se sente deslocado.
E se eu te falar que não é preciso se sentar na cadeira durante longas horas que ultrapassam o expediente normal para ser mais produtivo e criativo e mostrar mais resultados em seu trabalho, seja ele qual for?
O ócio criativo promete te ajudar com isso a partir de uma ideia principal: o ser humano, quando equilibra trabalho e lazer, tem muito mais sucesso do que quando “quebra a cabeça” na frente do computador incessantemente.
Ele foi criado justamente por um sociólogo que criticava as formas de vida ocidentais de lidar com o trabalho e obrigações em geral. Domenico De Masi dizia que a porcentagem de tempo gasta com funções profissionais compõe aproximadamente um sétimo da vida de uma pessoa, enquanto momentos de “tempo livre” são três vezes maiores.
Por isso, ao aproveitá-los, seria possível viver uma vida mais equilibrada e, em consequência disso, ser um profissional melhor, mais produtivo e mais criativo.
Explicação:
espero que tenha ajudado!