Ocaso
No anfiteatro de montanhas
Os profetas do Aleijadinho Monumentalizam a paisagem
As cúpulas brancas dos Passos
E os cocares revirados das palmeiras São degraus da arte de meu país Onde ninguém mais subiu
Bíblia de pedra-sabão Banhada no ouro das minas
Oswald de Andrade, in 'Obras Completas de Oswald de Andrade, São Paulo, 1991
1. Que elementos o eu lírico destaca no poema? O que ele pretende enfatizar aos se referir a esses elementos? Transcreva as expressões que traduzem essa ênfase.
2. O verso “E os cocares revirados das palmeiras” estabelece uma relação de semelhança entre dois elementos. Identifique esses elementos e explique como se dá a semelhança entre eles. Esse verso valoriza a cultura indígena? Justifique.
3. A que se referem, no poema, os “degraus da arte do meu país”? Qual é, segundo o eu-lírico, a expressão maior dessa arte no cenário descrito? Como pode ser interpretado o verso “Onde ninguém mais subiu”?
4. Minas Gerais viveu a opulência trazida pelo ouro durante o Barroco, período que produziu artistas como Aleijadinho. Com base nessas informações, como podem ser entendidos os dois últimos versos do poema?
5. De que forma a valorização de elementos da cultura e da arte nacionais, preocupação da primeira geração modernista, aparece no poema?
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Resposta:
No anfiteatro de montanhas
Os profetas do Aleijadinho
Monumentalizam a paisagem
As cúpulas brancas dos Passos
E os cocares revirados das palmeiras
São degraus da arte de meu país
Onde ninguém mais subiu
Bíblia de pedra sabão
Banhada no ouro das minas
Oswald de Andrade, Poesias reunidas.
Para enfatizar a autenticidade artística do conjunto arquitetônico situado em Congonhas do Campo, Minas Gerais, do qual fala o texto, o poeta lança mão, entre outros recursos,
Jsilva48887:
Não entendi muito bem a sua resposta
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