Obviamente na há uma ‘receita’ sobre as perguntas a serem utilizadas em um entrevista de profundidade. Como viemos tentando demonstrar, elas dependerão de uma série de circunstâncias que apontam para a situação social dos entrevistados e, de forma mais circunstancial, para a própria situação social da entrevista”.
Fonte: SALAINI, C. J. Entrevista em profundidade: para além do esquema pergunta e resposta. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, pp. 63.
Sobre as etapas da entrevista em profundidade, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa que faz a análise correta:
I – Ander-Egg (1976) descreve alguns tópicos que devem ser considerados em qualquer entrevista. Entre esse tópicos estão: contato prévio do campo, ou seja, o entrevistador deve conhecer as categorias do grupo social à qual pertence o entrevistado, e preparação específica, o entrevistador deve possuir algum treinamento em metodologia qualitativa, pois é necessário ao pesquisador a capacidade de captação social
II – Mesmo em uma entrevista de profundidade, o entrevistador deve tentar direcionar as respostas do entrevistado. Portanto, o entrevistador não deve elaborar perguntas que deixem o entrevistado livre. Um exemplo desse tipo de pergunta é: “Como era no tempo em que você....?
III – Entre as desvantagens da entrevista em profundidade estão: a necessidade de entrevistadores bem treinados para desenvolver a conversa, e o próprio campo estudado deve contar com bons narradores, dispostos a desenvolver os temas propostos.
A
Apenas a assertiva II está correta;
B
Apenas as assertivas I e III estão corretas;
C
Apenas a assertiva I está correta;
D
Apenas as assertivas I e II estão corretas;
E
Apenas a assertiva III está correta;
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Apenas I e III.
Para que a entrevista seja aprofundada é importante que o entrevistado esteja a vontade para falar sobre qualquer temática.
Partindo de uma perspectiva pedagógica, observamos que a entrevista oral se da através da fala por uma pessoa ou um grupo específico, ou seja, um entrevistador fornece as perguntas necessárias e o entrevistado as responde oralmente.
Quanto a entrevista escrita, o entrevistador fornece as perguntas direcionadas para o entrevistado de modo escrito, e, geralmente essa entrevista não é ao vivo, ou seja, o interlocutor desenvolve as perguntas e o intérprete ao responde-las direciona ao entrevistador.
Perguntas interessantes