“Obuses de elevadores, cubos de arranha-céus e a sábia preguiça solar. A reza. O carnaval. A energia íntima. O sabiá. A hospitalidade um pouco sensual, amorosa. A saudade dos pajés e os campos de aviação militar. Pau-brasil. O trabalho da geração futurista foi ciclópico. Acertar o relógio império da literatura nacional. Realizada essa etapa, o problema é outro. Ser regional e puro em sua época. O estado de inocência substituindo o estado de graça que pode ser uma atitude do espírito.”
Em relação ao trecho anterior, extraído do "Manifesto da Poesia Pau-Brasil", de Oswald de Andrade, indique o item correto
A) Há valorização da natureza brasileira, que é vista como exemplo da manifestação do poder de Deus e como refúgio acolhedor para o homem que foge dos vícios e das corrupções da vida em sociedade.
B) O manifesto propõe o "estado de inocência", o resgate cultural com sua "energia íntima", um redescobrimento do Brasil das origens, sob o ponto de vista da moderna sociedade.
C) O manifesto defende que a Literatura deveria ser tratada como algo local e cultural, repudiando o resgate das raízes culturais brasileiras.
D) Manifesta, um nacionalismo primitivista, ufanista, e idolatra a língua indígena, o tupi.
E) Marca a influência direta do Dadaísmo, importante vanguarda europeia, resultando em um texto caótico e marcado pela ausência de lógica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra A) epero ter ajudado.
bons estudos!!;
Perguntas interessantes