Obtenha o circuito equivalente de Thévenin visto pelos terminais a-b dos circuitos a seguir.
Soluções para a tarefa
O objetivo do equivalente de Thevenin é simplificar o circuito "visto" de dois pontos selecionados de modo que futuras análises ou mudanças sejam facilitadas.
Neste equivalente, o circuito é simplificado como uma fonte de tensão (Vth) em série com uma resistência (Rth) como pode ser visto na figura anexada à resolução.
A tensão Vth é igual a tensão de circuito aberto entre os pontos A e B do circuito. Já para determinarmos a resistência Rth, vamos curto circuitar os pontos A e B e determinar a corrente de curto-circuito Isc. O valor de Rth será dado pelo quociente entre Vth e Isc.
Podemos analisar estes circuitos de diversas formas, algumas mais simples que outras, no entanto, nesta resolução, será utilizada apenas a Lei de Kirchhoff das Correntes (lei dos nós).
a)
Temos 4 nós no circuito (ver desenho) e 1 fonte de tensão, portanto teremos 2 equações de nó.
Para o nó A:
Para o nó B:
Vamos multiplicar a 2ª equação por (-7) e soma-la à 1ª equação para obter o valor da tensão no nó B:
Assim, temos
Curto circuitando os pontos ab, teremos uma nova equação para o nó B, já que agora uma corrente Isc atravessa o resistor de 2Ω, enquanto que a equação para o nó A permanece inalterada.
Nova equação para o nó B:
Vamos multiplicar a equação do nó A por 2 e soma-la à nova equação do nó B multiplicada por (-7) para determinarmos a nova tensão do nó B.
A corrente Isc fica:
Por fim, temos que a resistência Rth vale:
b)
Temos 4 nós no circuito (ver desenho) e 1 fonte de tensão, portanto teremos 2 equações de nó.
Para o nó A:
Para o nó B:
Vamos somar as duas equações para obter o valor da tensão no nó B:
Assim, temos
Curto circuitando os pontos ab, teremos a tensão no nó B igual a 0V e nenhuma corrente atravessará o resistor de 12Ω. Teremos então uma nova equação para o nó A.
Nova equação para o nó A:
Note que a corrente Isc é a corrente que passa pelo resistor de 20Ω.
Por fim, temos que a resistência Rth vale: