Biologia, perguntado por laisbenjamim8007, 1 ano atrás

Obtém-se um sal de cozinha do tipo light substituindo-se uma parte do sal comum por cloreto de potássio. Esse produto é indicado para pessoas com problemas de pressão arterial alta. Sabendo-se que a massa molar do sódio é menor que a do potássio, pode-se afirmar que, para uma mesma massa dos dois tipos de sal, no tipo light há a) menos íons cloreto e mais íons sódio do que no sal comum. b) mais íons cloreto e menos íons sódio do que no sal comum. c) mais íons cloreto e mais íons sódio do que no sal comum. d) menos íons cloreto e menos íons sódio do que no sal comum.

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
9
No sal light diminui-se a quantidade de íons Na+ do sal comum (NaCl) substituindo por íons K+. 

Como a massa molar do Na+ é inferior ao do K+, então comparando-se igual massa dos dois diferentes sais, no light haverá menor quantidade de íons cloreto e sódio do que no sal comum. 
Visto que:

-> o sódio já está em quantidade reduzida se comparada com o sal comum, pois foi substituído parcialmente pelo potássio. 
-> pelo fato dos íons K+ serem maiores, a massa fórmula (ou massa molar) de KCl é maior do que NaCl; maior massa fórmula, resulta em menor número de mol (quantidade de matéria).

Resposta: D.
Perguntas interessantes