História, perguntado por AdrianaJales2969, 1 ano atrás

Observemos apenas que o sistema dos feudos, afeudalidade,não é, como se tem dito frequentemente, um fermento de destruição do poder. A feudalidade surge, ao contrário, para responder aos poderes vacantes. Forma a unidade de base de uma profunda reorganização dos sistemas de autoridade [...]. (Jacques Le Goff.Em busca da Idade Média,2008.) Segundo o texto, o sistema de feudos (A) representa a unificação nacional e assegura a imediata centralização do poder político. (B) deriva da falência dos grandes impérios da Antiguidade e oferece uma alternativa viável para a destruição dos poderes políticos. (C) impede a manifestação do poder real e elimina os resquícios autoritários herdados das monarquias antigas. (D) constitui um novo quadro de alianças e jogos políticos e assegura a formação de Estados unificados. (E) ocupa o espaço aberto pela ausência de poderes centralizados e permite a construção de uma nova ordem política.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
67

De acordo com Jacques Le Groff, a fragmentação do Império Romano do Ocidente e o enfraquecimento dos reinos bárbaros, que sucederam essa dissolução romana; acarretaram em uma reorganização das frentes político-sociais.

 

Esta reorganização político-social estabeleceu a nobreza senhorial guerreira como a origem da base do poder. Dessa forma, o sistema de feudos ocupou esse espaço originado pela ausência de poder centralizado de outrora.

Perguntas interessantes