História, perguntado por jfferreiraaxc, 4 meses atrás

Observemos apenas que o sistema dos feudos, a feudalidade, não é, como se tem dito frequentemente, um fermento de destruição do poder. A feudalidade surge, ao contrário, para responder aos poderes vacantes. Forma a unidade de base de uma profunda reorganização dos sistemas de autoridade […]. GOFF, Jacques Le. Em busca da Idade Média, 2008. “O feudalismo foi a forma de organização política, social e econômica dominante na Europa Ocidental durante a Idade Média.” AZEVEDO; SERIACOPI, 2007. Sobre a organização do sistema feudal pode-se considerar que * 1 ponto A) a economia é agrícola e autossuficiente, descentralizada e voltada para o mercado externo. B) a sociedade estrutura-se como uma pirâmide, cuja base é formada pelos servos; o meio, pela nobreza; e a parte superior, pelo clero. C) a burguesia é a classe social econômica e politicamente mais poderosa. D) a Igreja Católica consolida seu poder após o declínio do feudalismo. E) a suserania e a vassalagem são relações políticas entre os servos e os membros do clero.​

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermeborn70
2

Resposta:

De acordo com o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra E.

A alternativa está correta porque de acordo com o autor, a desagregação do Império Romano do Ocidente e o seu enfraquecimento dos reinos bárbaro, provocou uma reordenação das forças político-sociais, que se iniciou com o poder e a nobreza guerreira senhorial, o que permitiu o surgimento da aristocracia feudal.

A questão está correta ainda porque no trecho “pela ausência de poderes centralizados”, podemos compreender que o poder no próprio feudo já possui a característica de ser centralizado como um todo. Uma vez que o senhor feudal é responsável por todo o poder.

Explicação:

Perguntas interessantes