História, perguntado por stephanyrr, 11 meses atrás

observem atentamente o gráfico reproduzido abaixo,sobre a taxa mensal de inflação na Alemanha nos anos de 1922 e 1923.Com base na analise dos dados e dos temas estudados neste capitulo,expliquem por que a economia alemã atravessou um período de hiperinflação.

Soluções para a tarefa

Respondido por victoremanueloun6h5
35
A inflação alemã de 1914-1923 teve um início discreto, movendo-se a uma vagarosa taxa que variava de um a dois por cento. No primeiro dia da Guerra, o Reichsbank alemão, como todos os outros bancos centrais das nações beligerantes, suspendeu a conversão de papel-moeda em ouro com o intuito de impedir que suas reservas se esgotassem.

Como todos os outros bancos, o Reichsbank ofereceu assistência ao governo central no financiamento do esforço de guerra. Como impostos são sempre impopulares, o governo alemão preferiu pedir emprestado as quantias necessárias de dinheiro ao invés de ter de aumentar substancialmente seus impostos. Nesse objetivo ele foi prontamente auxiliado pelo Reichsbank, que simplesmente passou a comprar a maior parte dos títulos do Tesouro.

Assim, uma porcentagem crescente da dívida do governo foi parar nos cofres do Banco Central, e um montante equivalente de papel-moeda, impresso sem qualquer lastro, acabou como dinheiro vivo em posse do público. Ou seja, o Banco Central estava monetizando a crescente dívida do governo.

Ao final da Guerra, a quantidade de dinheiro em circulação havia quadruplicado e os preços haviam subido 140 por cento. Entretanto, o marco alemão não havia sofrido mais do que a libra britânica, estava um pouco mais fraco do que o dólar americano, porém mais forte do que o franco francês. Porém, cinco anos depois, em dezembro de 1923, o Reichsbank já havia emitido 496,5 quintilhões de marcos, fazendo com que cada cédula valesse um trilionésimo do que valia em ouro de 1914.[1]

Como pôde uma nação européia que se orgulhava de seu alto nível de educação e cultura erudita sofrer tão vasta, completa e abrangente destruição do seu dinheiro?

Assombroso! Praticamente cada bem e serviço estava custando trilhões de marcos. O dólar americano estava cotado a 4,2 trilhões de marcos, e o penny (moeda de um cent) americano custava 42 bilhões de marcos. Como pôde uma nação européia que se orgulhava de seu alto nível de educação e cultura erudita sofrer tão vasta, completa e abrangente destruição do seu dinheiro? Quem iria infligir nessa grande nação uma perversidade tamanha que acabasse gerando nefastas ramificações econômicas, sociais e políticas não apenas para a Alemanha, mas também para todo o mundo? Seriam os vitoriosos da Primeira Guerra Mundial que, em uma vingança diabólica, devastaram o país derrotado através de ruinosas manipulações financeiras e pilhagens várias? Difícil, pois cada marco era impresso por alemães e emitido por um banco central gerenciado por alemães em um governo puramente alemão. Eram partidos políticos alemães, tais como os Socialistas, o Partido Católico de Centro, e os Democratas, formando várias coalizões governamentais, os responsáveis exclusivos pelas políticas que conduziam. Mas é claro que admitir a responsabilidade por qualquer calamidade não é algo que se deve esperar de qualquer partido político.

Espero ter ajudado. =D

Perguntas interessantes