Português, perguntado por brunadayane97, 8 meses atrás

Observe os versos da canção. A canção é constituída da descrição do dia de um operário. Qual efeito a repetição de comparações causa no leitor?


gsantosfurino: Já conseguiu a resposta?
seicomoe: gente alguém sabe essa resposta
vitoriafischer24: Alguém sabe essa resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
316

A repetição de comparações na canção "Construção" de Chico de Buarque, tem a intenção de causar no leitor o efeito de entender que as ações narradas eram parte realizadas diariamente pelo eu-lírico.

 

O autor tenta demonstrar através da canção, que as ações que o eu-lírico praticava, eram sempre as mesmas. Se arrumar, dizer tchau pra família e ir trabalhar. A rotina não mudava de forma alguma.

 

Era uma rotina desgastante, onde o homem trabalhou, trabalhou e nada construiu para si mesmo, não pode desfrutar dos frutos de seu trabalho.


mairahiga: Mas e sobre E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
murilopumpdgnq7: Isso ele escreveu no último parágrafo
DaviRodrigues673: EXPLENDIDO
Respondido por larissamagrani
0

A canção "Construção", de Chico Buarque, expressa a vida e a morte e sua repetição é para demonstrar aos ouvintes o passo a passo dado pelo eu-lírico.

Chico Buarque, de modo inovador para a música brasileira, conta uma história de um trabalhador que, vivendo uma vida simples e simplória, faz da existência algo monótono. Percebe-se que o eu-lírico vive para a sua família e para o trabalho.

Com isso, a repetição mostra a vida desinteressante da personagem e, quando menos esperava, morreu. Uma morte repentina e silenciosa.

Contudo, o contraste entre um ato simples como no trecho "comeu feijão com arroz" e compará-lo a "como se fosse um príncipe" designa que ações simples da vida são o que importam. Riqueza e pobreza, no final das contas, são desconsideradas pela morte.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/29338840

Anexos:
Perguntas interessantes