Português, perguntado por ricardolmonteles, 10 meses atrás

Observe os verbos da oração abaixo e marque a opção correta.

gosto de pessoas que são otimistas.

deram-me uma notícia muito triste.

meu amigo morreu ontem.

Cecília ganhou o prêmio.

os Viajantes chegaram cedo.

A) VTI - VTD - VI - VTD - VI

B) VTD - VTD - VI - VTI - VI

C) VTD - VI - VI - VTI - VI

D) VTD - VTD - VI - VTI - VTD​

obs: pfv respondam rápido é para prova

Soluções para a tarefa

Respondido por geraldobotao
3

Resposta:

A) VTI - VTD (??) - VI - VTD - VI

Explicação:

Veja a sequência:

1. Gosto de pessoas... (Note que "de pessoas" é o complemento do sentido de GOSTAR. A preposição "de" serve de ponte e torna indireta a relação entre o verbo e seu complemento. Logo, trata-se de um OBJETO INDIRETO. o VERBO GOSTAR é VERBO TRANSITIVO INDIRETO (VTI).

2. Deram-me uma notícia ... (O verbo DAR pede DOIS COMPLEMENTOS, pois contém, de cara, duas perguntas embutidas: DAR O QUÊ? A QUEM? )

As respostas a elas apontam, pois, os respectivos complementos: um objeto direto e um objeto indireto. Vejamos: DERAM O QUÊ? R) Uma notícia muito triste (Objeto Direto); A QUEM? R) A mim, representado pelo pronome "me" (Objeto Indireto: a  preposição "a" está implícita).

CONCLUSÃO: Se o verbo dar exige dois complementos, classifica-se como VTDI.  

3. Meu amigo morreu... (O verbo MORRER tem sentido completo em si mesmo, NÃO necessitando de complemento. A Gramática chama-o de VERBO INTRANSITIVO - VI. A palavra "ontem", que apareceu na frase, não é complemento verbal, mas um adjunto adverbial de tempo).  

4) Cecília ganhou o prêmio. (O verbo GANHAR é transitivo porque pede um complemento, já que tem sentido incompleto. O termo ou expressão que responde à pergunta o quê? ou quem? liga-se a esse verbo diretamente, SEM PREPOSIÇÃO: é o OBJETO DIRETO. No exemplo, temos: ... ganhou o quê? O PRÊMIO. Logo, GANHAR é Verbo Transitivo Direto - VTD.

5) Os Viajantes chegaram... (Mesma explicação do item 3 acima: CHEGAR é VERBO INTRANSITIVO - VI. A palavra "cedo", que apareceu na frase, não é complemento verbal, mas um adjunto adverbial de tempo).  

Perguntas interessantes