ENEM, perguntado por LucasFirst8834, 10 meses atrás

Observe os trechos em destaque, extraídos do texto. "sua figura magra se atira para frente como se lhe fosse difícil vencer a ladeira" "a piteira longa, os cabelos encaracolados que apareciam sob o chapéu" " mas tu espia os homens, tá tudo triste" "... Mas nunca pode ser um troço alegre, não..." "um dia tu ainda bota um bocado de pintura numa sala da rua Chile". A) de que é a voz em cada um dos trechos? B) quais são as principais características da linguagem em cada uma dessas vozes? C) a linguagem empregada no texto está de acordo com as concepçoes modernistas da geração de 22? Por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
310

Olá!

A) de que é a voz em cada um dos trechos?

Os trechos são narrados pelo narrador observador. A voz, então, é do narrador.

"sua figura magra se atira para frente como se lhe fosse difícil vencer a ladeira" "a piteira longa, os cabelos encaracolados que apareciam sob o chapéu"

Os outros dois trechos são da voz do professor.

" mas tu espia os homens, tá tudo triste" "... Mas nunca pode ser um troço alegre, não..."

B) quais são as principais características da linguagem em cada uma dessas vozes?

No narrador observador tem como característica quem conhece toda história que será narrada, porém, não participa dela. É, então, uma linguagem sem vícios, pautado na objetividade. Na segunda voz existe a liberdade advinda das peculiaridades da fala do personagem.  

C) a linguagem empregada no texto está de acordo com as concepções modernistas da geração de 22? Por que?

Sim. Se enquadra na Segunda fase do Modernismo brasileiro. Na prosa, se consolida nesse período a manifestação do romance regionalista nordestino, que trabalha a desgraça e a opressão do homem, apresentando tipos marginalizados.

Espero ter ajudado.


Respondido por SempreJulia2309
14

Resposta:

a) Nos dois primeiros trechos, a voz é do narrador, nos demais, são as vozes de Pedro Bala e Professor.

 

b) A voz do narrador utiliza uma linguagem dentro das regras da norma-padrão escrita (colocação pronominal em "como se lhe fosse difícil" ou a concordância em "os cabelos encaracolados que apareciam"). As vozes das personagens, por sua vez, têm características de uma oralidade informal e popular (concordância em "tu espia os homem", redução de está por tá, uso de gírias como troço).

 

c) Sim, pois busca representar os modos de falar dos brasileiros.

Perguntas interessantes