Geografia, perguntado por esmeraldacagona1, 7 meses atrás

Observe os gráficos a seguir. a) Explique duas causas que determinaram o estreitamento da base das pirâmides e o alargamento de seu ápice. b) Diante do contexto demográfico japonês, justifique a seguinte afirmativa: “O Japão precisa de mão de obra estrangeira, mas também necessita de um sistema adequado para regularizar e proteger essa mão de obra” ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ajudemobg2
42

Resposta:

a) O Japão tem um crescimento populacional muito reduzido, com a taxa de natalidade muito baixa, devido ao controle de natalidade no país. Assim tem uma reduzida população jovem e uma expressiva população idosa, por causa da elevada qualidade de vida no Japão nas últimas décadas.

b)Por conta do elevado envelhecimento da população, a População Economicamente Ativa(PEA) foi reduzida, trazendo a necessidade, para o Japão, de mão de obra externa, que precisa de leis fortes e de direitos, para a proteger e manter a mão de obra no país.

Explicação:

Respondido por heloisagoncalves745
5

A - A pirâmide etária do Japão e seu estreitamento em sua base revela o aumento da expectativa de vida e na redução de nascimentos devido ao controle de natalidade.

A qualidade de vida no Japão é um fator admirável, muito se fala das políticas públicas do país em apoio e em sua promoção, algo que auxilia na longevidade da população.

Porém, um país que está envelhecendo, ou seja, que tem mais população idosa do que crianças e jovens preocupa, pois, os casais estão procriando menos, o que significa menor disponibilidade de mão de obra no futuro.

B - “O Japão precisa de mão de obra estrangeira, mas também necessita de um sistema adequado para regularizar e proteger essa mão de obra”, pois o país está aos poucos apresentando um deficit quanto aos cidadãos em idade produtiva, ou seja, trabalhadores, e necessita da entrada de estrangeiros no país, mas que devem ser fiscalizados para manter a ordem.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/974709

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes