História, perguntado por LSLB, 7 meses atrás

Observe os fragmentos e escolha uma alternativa:


Fragmento I
"Já no final do século XIX, buscou-se acabar com os cortiços que existiam na cidade, em especial os do centro, pois já se havia percebido que não era esse o tipo de habitação que condizia com o novo tipo de organização social que o Rio de Janeiro deveria apresentar, tendo em vista as mudanças pelas quais passavam o país. [...] Neste momento da história do Rio [...], a criação dos tipos penais 'vadiagem' e 'capoeiragem', cuja intenção era recriminar a cultura negra, mostrou como se tentou silenciar a classe pobre para que os ideais da elite fossem alcançados. Além disso, o próprio samba era visto pelas autoridades como 'coisa de marginal'.". (CUNHA, Rafaela C. Bezerra. TEIXEIRA, Ricardo A. de Araújo. Rótulos no samba: crime e etiquetamento na cultura pop carioca do século XX. REPATS, Brasília, v. 4, n. 1, p. 263-285, jan./jun. 2017).


Fragmento II
Florinda, metida agora com um despachante de estrada de ferro, voltara para o São Romão e trazia a sua casinha em muito bonito pé de limpeza e arranjo [...]. Aos domingos o despachante costumava receber alguns camaradas para jantar, e [...] as suas noitadas acabavam sempre em pagode de dança e cantarola, mas tudo de portas adentro, que ali já se não admitiam sambas e chinfrinadas (desordem, balbúrdia) ao relento. (AZEVEDO, A.T.G. O Cortiço. Porto Alegre: L&PM, 2017).

Publicado em 1890, O cortiço é um romance naturalista, escrito pelo maranhense Aluísio de Azevedo. Trata-se de uma obra de grande interesse antropológico por mostrar uma legião de personagens moradores de um cortiço no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro. Considerando os fragmentos, podemos afirmar que:
a)
O Rio de Janeiro que emergiu dos escombros da Cidade Velha acarretou mudanças importantes na vida da população em geral: pela primeira vez, era possível falar em saneamento básico e facilidade no acesso à moradia.
b)
Entre o final do século XIX e início do século XX, o Rio de Janeiro sofreu uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura em benefício de todas as classes sociais.
c)
para o governo do Rio, a cidade edificada sem método e sem gosto deveria ser submetida a um plano que assegurasse a remoção dos ricos da área central, a fim de expandir a área de moradia da população carente.
d)
a construção de avenidas modernas se tornou o principal instrumento de remodelação da cidade, atendendo a três objetivos complementares: saúde pública, inclusão social e circulação urbana.
e)
paralelamente às reformas urbanas, que maquiaram e embelezaram o Rio de Janeiro, articulou-se uma estratégia de controle social diante da massa de ex-escravos que habitavam os cortiços.

Soluções para a tarefa

Respondido por rgrizafis
0

Resposta:

a resposta certa é a E

Explicação:

confia na mãe

Perguntas interessantes