Português, perguntado por aliciasantos1110, 6 meses atrás

observe o trecho a seguir para responder as perguntas I e II
° Na decisão publicada, a ministra ainda MANDA oficiar o juiz da 1° Vara Federal de Roraima, Helder girão Barreto, que havia decidido no sentido contrário, atendendo ao pedido de fechamento feito pelo governo estadual.

I- Qual o valor de sentido que a palavra destacada carrega no trecho. E como você poderia avaliar a posição entre a ministra e o juiz?

II- O texto aborda a temática da urgencialidade do governo federal e os estados fronteiriços com a Venezuela na tomada de decisões em resolver o caso da imigração dos venezuelanos no Brasil. com suas palavras, defenda sua opinião sobre o Brasil abrir as fronteiras aos estrangeiros. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por kkbg
29

Resposta:

I- a ministra e superior ao juiz pois ela manda!

II-Sim, O brasil deveria abrir fronteiras para o Brasil porque alem de ser um pais grande , temos muitas industria que pode fortalece trabalho aos estrangeiros!

Explicação:

A "II" e( pessoal )mais mesmo assim fiz o que eu entendi!

espero ter ajudado!


aliciasantos1110: obrigada, ajudou muito!
kkbg: de nada
kkbg: de nada
Respondido por angelpercam2000
4

Em relação à decisão proferida pela ministra ao juiz, podemos afirmar:

  • I- No trecho, a palavra “manda” assume o sentido de ordem, de execução da medida. Assim, ao receber o comunicado, não resta ao juiz senão o aceite da ordem que lhe fora imposta. Em relação à posição hierárquica, a ministra está acima da condição do juiz, por isso mesmo detém o poder para dar ordens.

  • II- Sem dúvida, a abertura das fronteiras brasileiras aos refugiados venezuelanos é ato de solidariedade do Brasil, no que se refere aos aspectos políticos, econômicos e sociais enfrentados pela crise venezuelana. Por outro lado, no entanto, é preciso que tanto as políticas públicas quanto a sociedade civil organizem os meios pelos quais a recepção e acomodação aos imigrantes ocorra de maneira adequada.
  • O Brasil é um país reconhecidamente hospitaleiro, o que caracteriza a sua cultura e as práticas sociais. Ainda que sejam enfrentadas situações de extrema pobreza no território, o brasileiro não deve se incomodar com a presença dos imigrantes, pois trata-se de mais uma oportunidade de manter a cordialidade típica atribuída ao país, além de ser uma forma de enriquecer ainda mais a cultura de miscigenação que constitui e caracteriza profundamente a sociedade brasileira.

Refúgio político

O refúgio político é um benefício concedido por um país a um imigrante que passa por situação de risco à sua integridade física e moral no seu país de origem. Assim, torna-se necessário contar com o apoio de uma outra nação para que possa se manter livre de ameaças. Em situações conflituosas, como guerras e intensos combates entre grupos políticos rivais, é comum o uso do recurso ao refúgio, como forma de se ausentar das situações de perigo que permeiam a vida no país.

Saiba mais sobre imigração em:

https://brainly.com.br/tarefa/24763400

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes