Observe o trecho a seguir:
“E nós, nessa condição, enquanto sujeitos do querer, jamais obteremos felicidade e paz. Afinal, todo querer nasce de uma necessidade, de uma carência, de um sofrimento, de uma necessidade do ser. A satisfação põe fim ao sofrimento, mas para cada desejo satisfeito, nascem dez novos, como da Hidra de Lerna, brotam novas cabeças ( Schopenhauer, O mundo como Vontade, o mundo como representação)
A Vontade é o motor de nossas vidas, logo, a satisfação destas nos conduz ao caminho da felicidade.
a) Utilizando os princípios Filosóficos, como devemos interpretar as nossas vontades rumo a nossa felicidade?
b) Qual é o papel da autonomia do pensar no exercício de nossa vontade?
c) Como a vontade pode ser condicionada por interesses externos a nós e como ela se configura em ferramenta de controle social?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)As nossas vontades tem principios que partem da busca da felicidade, mas, a felicidade pode ser procurada a partir de efeitos a curto e longo prazo. Se eu comer 10 pizzas vou ter uma felicidade momentania, mas também vou ter uma dor de barriga posteriormente. Embora seja a minha vontade, comer 10 pizzas , não quer dizer que partirá rumo a felicidade de forma eficaz ou duradoura.
b)Segundo Schopenhauer, a Vontade é a próxima essência da subjetividade, isto é, é a própria essência do “eu”. Irracional, desprovida de conhecimento, causa em si mesma, sem fundamento, possuidora de um infinito desejo de afirmar-se, em outras palavras, estamos a todo momento buscando realizar nossa vontade, que é insaciável e autônoma. Porém , torna-se necessário o livre pensamento humano , a fim de que possamos olhar para nossas conquistas e considerar valoroso aquilo que realmente desejamos. Só que tal liberdade de pensamento será alcançada somente quando nos livrarmos das influências perniciosas impostos por nossa imaginação.
c) O consumo tornou-se um imperativo na modernidade líquida, descrita pelo filósofo polonês Zigmunt Bauman em nossas relações atuais. A dominação imposta pela indústria cultural na atualidade criou todo um aparato para que o capitalismo consiga progredir desenfreadamente por meio do consumo irracional, e por conseguinte , alienar e controlar as vontades dos consumidores . As empresas de comercialização associam o prazer momentâneo oferecido pelo consumo à felicidade. Como esse prazer é rapidamente passageiro, o sujeito sente a necessidade de buscá-lo constantemente, na tentativa de alcançar a felicidade, assim , constroem -se sujeitos passivos e controlados.
Explicação: