Português, perguntado por maribrandaorota, 9 meses atrás

Observe o texto que se segue:

[O] Denominador comum das tendências arcádicas é a procura do verossímil. O conceito, herdado da poética renascentista, tem por fundamentos a noção de arte como cópia da natureza e a ideia de que tal mimese se pode fazer por graus: de onde, o matiz idealizante que esbate qualquer pretensão de um realismo absoluto. Já os primeiros teóricos da Arcádia propunham mediações entre o natural e o ideal nas suas formulas áureas de bom gosto. [...]
BOSI, Alfredo. Arcádia e iluminação. In:______: História concisa da literatura brasileira. 49 a ed. São Paulo: Cultrix, 2013. p. 58.

O arcadismo apresenta, em suas características gerais, a fuga do “mau gosto”. De acordo com o trecho apresentado, é possível afirmar acerca da noção de “bom gosto” que ela era representada por:
A. A forma convulsiva e fantasiosa dos poetas seiscentistas era uma das máximas do Arcadismo, essa forma que era a representação máxima da ideia de “bom gosto”.
B. A busca pela simplicidade e pela aproximação à natureza das coisas fazia parte da noção de “bom gosto” desenvolvida no arcadismo.
C. A ausência da razão configurava-se como uma máxima nas literaturas árcades, sendo, portanto, a noção perfeita da ideia de “bom gosto”.
D. O elemento lúdico nas obras de arte, em que se parte para uma literatura mais complexa, é a marca de “bom gosto” defendida pelos árcades.
E. A imitação, a cópia e o uso servil e indiscriminado das obras clássicas pelos árcades era uma forma de apanhar “o bom gosto” que vinha da antiguidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por yuri14rodrigues
1

Durante o período arcaico, temos que a "fuga do mau gosto" se refere a tudo aquilo que não era simples e dos campos. Ou seja, elementos da cidade e da vida que não era bucólica. Sendo assim, o item B está correto.

O Arcadismo brasileiro tinha como características bucólicas enaltecer a vida do eu lírico no campo.

Dentre as características do Arcadismo, temos:    

  • A valorização e o enaltecimento da vida bucólica;
  • A valorização da vida no campo, por opção;
  • O eu lírico ressaltava a beleza dos campos e da natureza;
  • Formas de escrita simples;
  • Sentimentos expressados de forma espontânea.
Perguntas interessantes