Observe o quadro dos indicadores sociais da américa central e compare os dados do haiti com os de outros países da região
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Comparação de indicadores sociais e econômicos entre a América Central, nomeadamente Cuba e Haiti
- A raiz do problema é diferente. No caso de Cuba, o rígido planejamento central e o sufocante comunismo de partido único foram os principais culpados, enquanto o Haiti sofria do problema oposto: recuar para a anarquia.
- Ambos os países dependeram fortemente de doadores durante grande parte de sua história recente, dificultando a reforma. Em Cuba, a generosidade da União Soviética deu lugar à generosidade do agora falido petroestado socialista da Venezuela, Hugo Chávez. O Haiti tornou-se essencialmente um protetorado internacional no início deste século, com forças de paz da ONU garantindo segurança e bilhões de dólares em ajuda para defender o país.
- Cuba e Haiti estão em crise devido ao fracasso de seus governos em garantir renda decente e abastecimento alimentar adequado. O coronavírus piora as coisas: o Haiti acaba de receber sua primeira remessa de sua vacina, tornando o país mais pobre dos Estados Unidos o último a recebê-la também. As vacinas feitas em Cuba, apesar dos votos do governo, não foram lançadas com rapidez suficiente para evitar um aumento nas infecções.
Sobre a América Central
A economia da América Central é a décima primeira maior economia da América Latina, atrás do Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia. Segundo o Banco Mundial, o PIB nominal da América Central foi de US$ 204 bilhões em 2010, após a recuperação da crise de 2009, na qual o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 3,8%. A principal receita econômica é a agricultura e o turismo, embora o setor industrial esteja crescendo fortemente, especialmente no Panamá.
Saiba mais sobre Indicadores Sociais para a América Central e Cuba:
https://brainly.com.br/task/9878625
#SPJ4
Perguntas interessantes
Inglês,
3 meses atrás
Inglês,
3 meses atrás
Ed. Técnica,
3 meses atrás
ENEM,
3 meses atrás
História,
3 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás