Português, perguntado por silmara25, 1 ano atrás

Observe o poema a seguir: O ferrageiro de Carmona Um ferrageiro de Carmona, que me informava de um balcão: "Aquilo? É de ferro fundido, foi a forma que fez, não a mão. Só trabalho em ferro forjado que é quando se trabalha ferro então, corpo a corpo com ele, domo-o, dobro-o, até o onde quero. O ferro fundido é sem luta é só derramá-lo na forma. Não há nele a queda de braço e o cara a cara de uma forja. Existe a grande diferença do ferro forjado ao fundido: é uma distância tão enorme que não pode medir-se a gritos. Conhece a Giralda, em Sevilha? De certo subiu lá em cima. Reparou nas flores de ferro dos quatro jarros das esquinas? Pois aquilo é ferro forjado. Flores criadas numa outra língua. Nada têm das flores de forma, moldadas pelas das campinas. Dou-lhe aqui humilde receita, Ao senhor que dizem ser poeta: O ferro não deve fundir-se nem deve a voz ter diarréia. Forjar: domar o ferro à força, Não até uma flor já sabida, Mas ao que pode até ser flor Se flor parece a quem o diga. (NETO, João Cabral de Melo. O ferrageiro de Carmona. Disponível em: . Acesso em 16 abr. 2018.) João Cabral de Melo Neto, mais conhecido como o "poeta das simetrias", apresenta um texto exato e extremamente racionalizado. Em seus poemas, rompe com o mito da poesia de inspiração, pois prega que a poesia não está no sentimento do poeta ou mesmo na beleza dos fatos, mas na organização do texto, no rigor de sua construção. Com base no poema, analise as afirmativas a seguir: I) O poema é construído a partir de oposições semânticas, como a que existe entre "ferro forjado" e "ferro fundido". II) O eu lírico valoriza o trabalho com ferro fundido e desqualifica o com ferro forjado. III) O poema se utiliza da metáfora do trabalho do ferreiro para falar do fazer poético. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
9

Olá!

Analisando o poema "O ferrageiro de Carmona" do João Cabral de Melo é possível dizer sobre as afirmativas que:

I O poema é construído a partir de oposições semânticas, como a que existe entre "ferro forjado" e "ferro fundido"

Oposição semântica diz respeito a palavras ou expressões com sentidos opostos. Apesar do poema utilizar-se da oposições da semântica entre "ferro forjado" e "ferro fundido", é na pragmática que o texto é conduzido, sendo esse apenas um recurso para que o autor desenvolva o tema que ele se propõe.

II) O eu lírico valoriza o trabalho com ferro fundido e desqualifica o com ferro forjado.

O eu lírico apenas utiliza da diferença entre os dois para propor o verdadeiro significado do tema.

Sendo assim é correto o que se afirma em:

III) O poema se utiliza da metáfora do trabalho do ferreiro para falar do fazer poético.

João Cabral utiliza a metáfora para discorrer sobre o fazer poético, onde o ferro, sendo um material maleável e forte, tem todo o potencial, mas apenas um bom ferreiro é capaz de distinguir a diferença de qualidade entre os ferros. Apenas um bom poeta é capaz de distinguir a diferença entre os fazeres poéticos.

Abraços e bons estudos!


lasmaralexandre29: Silmara vc conseguiu fazer essa AV1?
lasmaralexandre29: A RESPOSTA CORRETA É A LETRA D. APENAS I E III
Perguntas interessantes