Observe o período "o médico aderiu ao acordo"
Se substituímos o sujeito por ESTADOS UNIDOS ou OS ESTADOS UNIDOS a concordância verbal não seria alterada? Justifique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim, seria alterada.
Explicação:
Há artigos na internet que afirmam que a concordância do verbo da oração se daria com o artigo que precede o nome. Portanto, com a expressão “os Estados Unidos”, o verbo viria no plural, enquanto com a expressão "Estados Unidos", sem artigo, o verbo viria no singular.
Segundo esse raciocínio, teríamos as seguintes orações:
Estados Unidos aderiu ao acordo.
Os Estados Unidos aderiram ao acordo.
No entanto, nem todos concordam com essa exposição. Para Pasquale Cipro Neto, por exemplo, com "Estados Unidos", o artigo definido sempre se faz necessário.
Em sua coluna "EUA podem agir só e rápido", na Folha de São Paulo, ele afirma: "(...) é preciso dizer que com 'Estados Unidos' o artigo é sempre usado. Alguém já disse ou escreveu que certo cantor faz muito sucesso 'em Estados Unidos'? Ou que o belicismo de Bush vai disseminar o ódio 'por Estados Unidos'? Ou ainda que muitas pessoas não gostam 'de Estados Unidos'? A resposta às três questões é um rotundo 'não'. Não se usa o nome desse país sem artigo, logo a concordância se faz com 'os Estados Unidos'."
Portanto, para Pasquale Cipro Neto, a oração "Estados Unidos aderiu ao acordo" está incorreta.
Outro autor de grandíssima relevância é Napoleão Mendes de Almeida. Em seu Dicionário de Questões Vernáculas, no verbete Estados Unidos, ele nem sequer cogita a possibilidade de se escrever "Estados Unidos" sem artigo.
Diz o autor: "Não obstante ter em inglês forma plural mas valor singular (The United States is...), este substantivo tem em português forma e valor plural: 'Os Estados Unidos formam, constituem, são...'"
Conclusão: A expressão "Estados Unidos" deve ser necessariamente precedida de artigo definido, de acordo nossos melhores gramáticos. A única oração correta, portanto, é a que se segue:
Os Estados Unidos aderiram ao acordo.