Observe o mapa e responda às
questões a seguir.
a)O que diferencia as duas áreas em
destaque no mapa em relação ao
restante do território chinês?
b)Quais são as atividades dominantes
em cada uma delas?
c) Destaque uma particularidade
importante das cidades
assinaladas no mapa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Localização da China
A China localiza-se no continente asiático, na porção da Ásia Oriental. O país faz fronteira com outros 14 territórios: Afeganistão, Butão, Cazaquistão, Índia, Laos, Mianmar, Mongólia, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Vietnã. Essa é a maior fronteira terrestre do mundo, com mais de 22 mil km.
Divisão da China
A China divide-se em 23 províncias, cinco regiões autônomas, quatro municípios e duas regiões administrativas. São elas:
Províncias: Anhui, Fujian, Gansu, Guangdong, Guizhou, Hainan, Hebei, Hunan, Jiangsu, Jiangxi, Jilin, Liaoning, Qinghai, Shaanxi, Shandong, Shanxi, Sichuan, Yunnan, Zhejiang e Tawain (território ainda constestado).
Regiões autônomas: Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi.
Municípios: Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing.
Regiões administrativas: Hong Kong e Macau.
Pequim
Pequim é a capital da China e um de seus quatro municípios.
Pequim é a capital da China e um de seus quatro municípios.
Pequim é a capital da China. Para os chineses, é conhecida como Beijing, devido a uma transcrição fonética do alfabeto romano para o Mandarim. Esse município localiza-se ao norte do país e é o segundo mais populoso da China, com uma população que ultrapassa 21 milhões de habitantes.
Pequim é uma das regiões mais visitadas no país, atrai turistas por sua história contada por meio de palácios suntuosos, templos, parques e jardins. Há no município também alguns patrimônios mundiais, como a Grande Muralha, a Cidade Proibida e o Templo do Céu.
Explicação: