Observe o mapa da Malha Ferroviária do Brasil e depois escreva suas observações sobre o transporte ferroviário brasileiro. Não deixe de analisar: custos, tamanho do território e as demais características desse meio de transporte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
4) Atualmente, o Brasil é um país pobre em ferrovias, e que estas se encontram irregularmente distribuídas pelo território, pois enquanto a Região Sudeste concentra quase metade (47%) as ferrovias do país, as Regiões Norte e Centro-oeste, juntas, concentram apenas 8%. Na Malha Sul privatizada pela América latina Logística (ALL), binacional temos um excelente desempenho das ferrovias, com 15.628 km de extensão e volume de carga de 20,7 milhões de toneladas. Os produtos mais transportados por ela são: grãos, produtos siderúrgicos, contêineres, água, vinho, pedra e cimento.
Explicação:
Acerca da predominância da malha ferroviária no país, é correto afirmar que trata-se de um fator pouco evidente na grande extensão territorial brasileira, haja vista que o meio de transporte mais evidente do Brasil ainda são as rodovias.
O meio ferroviário, ainda que mais rápido e percorra distâncias maiores em menor tempo, infelizmente é pouco implementado, porque os custos de efetivação são elevados, fazendo com que o meio de transporte brasileiro seja lento, caro, além de pouco eficiente.