Observe o mapa.
Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre os EUA,
a) aponte duas razões da importância geopolítica desse país, na atualidade, considerando sua localização e dimensão territorial;
b) explique a importância econômica, para esse país, da região circundada no mapa, considerando os recursos naturais e os aspectos humanos.
Soluções para a tarefa
Ademais, por ser um imenso território, que é abastado em recursos naturais, desenvolveu a maior economia mundial, tanto no campo industrial quanto no campo agrícola, o que lhe confere grande capacidade de polarização mundial.
b) A região circulada no mapa é a principal área econômica do país, o "Manufacturing belt", isto é, o "cinturão das indústrias", constitui ainda hoje (apesar da descentralização ocorrida no país) a mais importante área industrial, reunindo os setores metalúrgicos, química, automobilística, mecânica, muito favorecidos pela existência de ferro (Lago Superior), e do carvão mineral (Montes Apalaches) que abarcam ainda grande potencial hidroelétrico.
O progresso econômico foi favorecido pelo forte mercado consumidor, pela oferta de mão de obra e de serviços, bem como pelo imenso desenvolvimento urbano, com a existência da megalópole Nova Iorque e Pittsburgh.
Resposta:
a) Os Estados Unidos, sob o ponto de vista geopolítico, se apresentam como a principal potência do mundo atual. Sua localização e sua dimensão territorial são fatores fundamentais para fortalecer essa condição. A extensa linha de costa, tanto atlântica quanto pacífica, facilita trocas comerciais com importantes mercados localizados na Europa e na Ásia. Sua grande dimensão territorial, com integração e fluidez, possibilita a presença de recursos naturais, a manutenção de um elevado contingente populacional e a influência sobre o continente americano.
b) A região circundada no mapa foi fundamental para o desenvolvimento industrial dos Estados Unidos, pois suas reservas de carvão mineral e de minério de ferro, aliadas à concentração populacional, deram origem, no final do século XIX, a um vasto conjunto de complexos industriais tradicionais conhecido como Manufacturing Belt. Nas últimas décadas, a atividade industrial sofreu um relativo declínio comparado às demais regiões do país, porém o elevado contingente demográfico de alto poder aquisitivo e o desenvolvimento de atividades terciárias e administrativas serviram para minimizar os impactos negativos da desindustrialização. Em relação aos recursos naturais, a presença do gás de xisto, em abundância nesta área, apresenta-se como uma importante reserva estratégica na matriz energética estadunidense.
HABILIDADES
Habilidade avaliada:
(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.
Explicação: