Observe o mapa a seguir, que mostra a extensão máxima do gelo na região do Ártico durante o verão de 2018, e a compare com a extensão média verificada entre 1981 e 2010.
A extensão do gelo marinho do Ártico em 23 de setembro de 2018 foi de 4,59 milhões de quilômetros quadrados (1,77 milhão de milhas quadradas). A linha verde mostra a dimensão média deste dia entre os anos de 1981 e 2010.
EXTENSÃO de gelo do Ártico no verão de 2018 é a sexta menor já registrada. EcoDebate, 4 out. 2018.
Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2019.
Sobre esse fato e suas consequências, é correto afirmar que:
a menor cobertura de gelo em 2018 foi um acontecimento atípico, que não reflete uma alteração no clima local.
nos últimos anos tem sido observada uma redução significativa da área coberta por gelo na região do Ártico, tanto no verão como no inverno.
a menor quantidade de gelo, especialmente nas áreas continentais, não causa impacto ou alteração na cobertura vegetal nativa, a Tundra.
por se tratar de um mar fechado, as águas do Ártico não entram em contato com os oceanos Atlântico e Pacífico, mantendo-se congeladas ao longo do inverno.
a redução da camada de gelo dificulta a navegação, especialmente nas áreas costeiras, onde os barcos são obrigados a realizar a cabotagem.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta: letra B
nos últimos anos tem sido observada uma redução significativa da área coberta por gelo na região do Ártico, tanto no verão como no inverno
Explicação: fiz a prova e acertei
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás