Observe o gráfico da reta F que passa pelos pontos J e K a seguir. Os coeficientes, angula(m) e linear(n) dessa reta F representada no gráfico, são respectivamente?
a) m= 2/3 e n= -2
b) m= -2/3 e n= 2
c) m= -2/3 e n= -2
d) m= 3/2 e n= 2
e) m= -3/2 e n=2
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Olá. Vamos encontrar a equação da reta que passa por dois pontos. Podemos usar a regra dos determinantes para isso. Colocamos as coordenadas de J e de K, e o terceiro ponto preenchemos com 1, que é o elemento neutro da multiplicação.
J(0, 2)
K(3, 0)
det = 2x +3y +0 -6 -0 -0 = 2x +3y -6
2x +3y -6 = 0
3y = -2x +6
y = -(2/3)x + 2
Esta é a equação da reta que passa pelos pontos J e K, que tem a forma padrão y= mx +n, onde m é o coeficiente angular e n é o coeficiente linear.
Portanto,
o coeficiente angular é -(2/3)
o coeficiente linear é 2.
O coeficiente angular dá o ângulo de inclinação da reta em relação ao eixo x. Perceba que ele é negativo porque a reta é decrescente. O valor é -2/3 porque a cada 2 passos que descemos no eixo y, andamos 3 passos para a direita no eixo x.
O coeficiente linear dá o ponto de intersecção da reta com o eixo y, que é justamente em y=2, como podemos ver diretamente no ponto J(0,2) do gráfico da função.
Confira o gráfico abaixo, e entenda essas duas funções dos coeficientes, para que tudo fique mais simples para você a partir de hoje. A partir deles você consegue desenhar qualquer reta, sem precisar substituir valores na equação para encontrar pontos. Abraços.