ENEM, perguntado por lilianelucenam5770, 5 meses atrás

Observe o fragmento a seguir: Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue? Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. Mário Sérgio Cortella. O texto apresenta características que o classificam como um:

Soluções para a tarefa

Respondido por nickmendesdegodoy
3

Resposta:

Olá!!! Bom vamos lá!

Repare que esse texto de forma sutil vai nos levando, e vai nos fazendo refletir, porém isso acaba acontecendo de forma que o leitor nem vê, não são como em textos mais longos onde muitas vezes é possível ver a opinião do autor e ver sobre o que ele quer te convencer, já nesse caso temos isso de uma forma bem sutil de forma que o leitor só percebe no final.

Porém não é por isso que deixaremos de ter um texto dissertativo argumentativo, as argumentações estão nas perguntas, e tudo isso esta envolto nos exemplos, nas frases que fazem o leitor refletir, por isso a alternativa correta é a letra B!

Espero ter ajudado em algo!

Respondido por fatinha2603
2

Resposta:

E.

Texto dissertativo.

O fragmento apresenta as características de um texto dissertativo, pois tem o objetivo de discorrer sobre um determinado assunto.

Explicação:

Perguntas interessantes