Português, perguntado por jonasdasilva1, 1 ano atrás

Observe o excerto abaixo para responder à próxima questão.


SERMÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Ora suposto que já somos pó, e não pode deixar de ser, pois Deus o disse: perguntar-me-eis, e com muita razão, em que nos distinguimos logo os vivos dos mortos? Os mortos são pó, nós também somos pó, em que nos distinguimos uns dos outros? Distinguimo-nos uns dos outros assim como se distingue o pó do pó. Os vivos são pó levantado, os mortos são pó caído; os vivos são pó que anda, os mortos são pó que jaz: Hic jacet. Estão essas praças no verão cobertas de pó: dá um pé-de-vento, levanta-se o pó no ar, e que faz? O que fazemos vivos, e muitos vivos. Não aquieta o pó nem pode estar quedo: anda, corre, voa; entra por esta rua, sai por aquela, já vai adiante, já torna atrás; todo cobre, tudo envolve, tudo perturba, tudo toma, tudo cega, tudo penetra; em tudo e por tudo se mete, sem aquietar nem sossegar um momento, enquanto o vento dura. Acalmou o vento: cai o pó, e onde o vento parou, ali fica; ou dentro de casa, ou na rua, ou em cima de um telhado, ou no mar, ou no rio, ou no monte, ou na campanha. Não é assim? – Assim é. E que pó e que vento é este? O pó somos nós: Quia pulvis es; o vento é a nossa vida: Quia ventus est vita mea. Deu o vento, eis o pó levantado: estes são os vivos. Parou o vento, eis o pó caído: estes são os mortos. Os vivos, pó, os mortos pó: os vivos pó levantado, os mortos pó caídos; os vivos, pó com vento, e por isso – vãos; os mortos pó sem vento, e por isso sem vaidade. Esta é a distinção, e não há outra.

O trecho anterior foi extraído de um dos Sermões do Padre Antônio Vieira, uma coletânea de textos em prosa que demonstram que este orador sacro se preocupava com os problemas do homem do século XVI. Este excerto, assim como toda a sua obra evidenciam uma das características do Barroco mais marcantes, que está corretamente apontada em:

a)conceptismo.

b)dialética.

c)cultismo.

d)rebuscamento linguístico.

e) gongorismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
19
Sermões do Padre Antônio Vieira temos a característica mais marcante do Barroco que é o CONCEPTISMO .


Justificativa --> o conceptismo caracteriza -se pelo jogo de ideias buscando convencer , mudar de opinião das pessoas pelo raciocínio.

jonasdasilva1: obrigado :)
Liziamarcia: De nada!
Respondido por giogasbarro
0

Resposta:

a) a referência ao discurso divino.

Explicação:

Para resolver o item, é necessário perceber que o sermão é um tipo de texto que está inserido em uma realidade religiosa. Dessa forma, a referência ao discurso de Deus ("pois Deus o disse") constitui um argumento que caracteriza o contexto desse gênero.

Perguntas interessantes