Observe novamente a charge localizada na página 159 deste capítulo. Com base no que está sendo representado nela e em seus conhecimentos, explique como a sociedade francesa estava organizada às vésperas da revolução de 1789. Em sua resposta identifique o papel e a situação da burguesia naquele contexto social.
Soluções para a tarefa
Aniquilando o absolutismo, a política mercantilista, os resquícios do feudalismo ainda existentes na França e o poder do clero e da nobreza, a Revolução Francesa pôs fim ao Antigo Regime.
As idéias dos revolucionários franceses de "liberdade, igualdade e fraternidade" alastraram-se e influenciaram profundamente outras revoluções européias e os movimentos de libertação da América Latina.
Resposta:
As principais características da organização social às vésperas da Revolução francesa são a monarquia absoluta, a influência católica e as relações feudais.
Explicação:
A sociedade era baseada em três Estados:
- Clero ou Primeiro Estado
- Nobreza ou Segundo Estado
- Povo ou Terceiro Estado
Porém, a França era ainda uma nação muito agrária e burguesa. Ou seja, o Terceiro Estado muito produzia mas nada (ou quase nada) recebia. Além disso, essa parcela da população, apesar de ser mais numerosa, representava 1/3 do poder decisivo, o que os deixava em desvantagem.
Assim, a burguesia que desejava mais poder econômico e mercantilista, encontrava limitações no absolutismo. A partir daí surgiram questionamentos a respeito do modelo político e um movimento que queria colocar o poder nas mãos dessa burguesia.
A Revolução Francesa significou, então, o fim da monarquia absoluta na França e a ascensão da burguesia ao poder político, bem como a preparação da França para a consolidação no capitalismo.
Aprenda mais sobre Revolução Francesa em https://brainly.com.br/tarefa/371253