Observe esta reflexão:
“O professor da Escola Inclusiva deve avançar em direção à diversidade. É necessário deixar de ser mero executor de currículos e programas predeterminados, para se transformar em responsável pela escolha de atividades, conteúdos ou experiências mais adequadas ao desenvolvimento das capacidades fundamentais dos seus alunos, tendo em conta o nível de necessidades deles.” (FREITAS; PÉREZ, 2012)
Portanto, o professor do AEE na área de AH/SD:
a)não pode desestimular o aluno, por isso deve focar suas atividades no que o aluno quer e deseja. Melhor evitar que ocorra desmotivação. As outras áreas ele irá desenvolver com o tempo e naturalmente.
b)precisa conhecer as características individuais dos alunos com AH/SD e as diferentes formas de manifestação de suas singularidades para identificar as suas preferências e potencialidades, bem como as suas dificuldades.
c)deve focar suas atividades apenas no potencial do aluno e realizar todas as adaptações curriculares e atividades extracurriculares para que todo o seu talento seja explorado, evitando, assim, a sua desmotivação.
d)necessita cultivar os interesses e as habilidades do aluno, promovendo atividades exclusivamente de desenvolvimento do que o aluno sabe fazer melhor. O aluno com AH/SD é audodidata, portanto, não necessita de apoio em áreas mais fracas.
e)a sala de recursos multifuncional (SRM) é um espaço independente da sala regular. Suas ações são voltadas ao desenvolvimento de todo o potencial do aluno, enriquecendo o currículo e fazendo-o se concentrar apenas nas propostas da SRM.
Soluções para a tarefa
Resposta:
precisa conhecer as características individuais dos alunos com AH/SD e as diferentes formas de manifestação de suas singularidades para identificar as suas preferências e potencialidades, bem como as suas dificuldades
Explicação:
Resposta:
O professor do AEE na área de AH/SD precisa, dentre outras habilidades, conhecer as características individuais dos alunos com AH/SD e as diferentes formas de manifestação de suas singularidades para identificar as suas preferências, potencialidades, bem como as suas dificuldades. O professor do AEE precisa evitar a desmotivação, porém, não deve focar seu trabalho apenas em pontos fortes e naqueles que o aluno quer. É um mito acreditar que o aluno é autodidata e que suas áreas menos potenciais irão se desenvolver naturalmente. A sala de recursos multifuncional (SRM) é um espaço integrado com a sala regular, as ações de enriquecimento são decididas e aplicadas em conjunto.