Observe esta charge do cartunista Angeli.
a) Qual é a posição do autor da charge em relação ao preconceito?
b) Como a charge se relaciona com o conceito sociológico de dominação? Que mecanismo descrito no capítulo melhor se relaciona a ideia trazida pelo cartunista?
Soluções para a tarefa
B - Para a sociologia a dominação acontece quando um determinado grupo social está sujeito à outro grupo social por meio de um sistema social que discrimina as pessoas em grupos superiores ou inferiores.
Dois mecanismos de dominação se assemelham à charge, de modo que a resposta depende de um ponto de vista.
Poderíamos dizer que a dominação legal se relaciona à charge na medida em que as pessoas são discriminadas não pela cor da pele, mas pela classe social à qual pertencem, e a classe social é protegida pelas leis que protegem o direito à propriedade.
Também poderíamos dizer que a charge se assemelha ao mecanismo de dominação tradicional, uma vez que este mecanismo perpetua as situações sociais presentes através do recurso ao conceito de tradição, de modo que as coisas são feitas "do modo como sempre foram feitas", algo que perpetua situações de desigualdade históricas, como esta apresentada pela charge.
a) O autor da charge é contra o preconceito racial. Isso fica claro a partir da ironia colocada na charge, em que apenas as pessoas negras estão trabalhando (com a venda de bebidas e alimentos) no Dia da Consciência Negra.
b) Existe uma relação de conexão entre a charge e o conceito sociológico de dominação. Isso fica claro pelo fato de que a população mais pobre (os negros presentes na charge) acaba servindo uma outra parcela mais privilegiada.
O que é preconceito racial?
O preconceito racial representa um pensamento depreciativo ou ruim sobre as pessoas pertencentes a uma determinada etnia. No Brasil, o preconceito racial existe e é voltado contra as pessoas negras.
Aprenda mais sobre o tema Dia da Consciência Negra em:
https://brainly.com.br/tarefa/7487539
Mantenha-se firme na luta!
#SPJ3