História, perguntado por estudantecomsono58, 10 meses atrás

Observe e leia os documentos abaixo e responda em seguida.




Documento 01:


Mapa T-O


"Die Ganze Welt In EinemKleberbat" - Heinrich Bünting, 1581.




Durante a Idade Média, na Cartografia [foi utilizada] uma representação simbólica, de caráter religioso. Isodoro (570-636 d.C.), bispo de Sevilha, criou [...] conhecido como mapa T-0. Este mapa esquemático tinha o seguinte significado: o "T" representava os três cursos d'água que dividiam o ecúmero, o Mediterrâneo, que separa a Europa da África; o Nilo, separando a África da Ásia; e o Don, entre a Ásia e a Europa. O ecúmero teria sido dividido por Noé entre seus três filhos após o Dilúvio. Além disso, o "T" também simbolizava a cruz e na sua junção estaria localizada Jerusalém, centro do mundo. Esses mapas, em sua maioria, eram circulares e emoldurados por um grande oceano


(Disponível em: , acesso em: 02.set.2020.)






Documento 02:


Tradicionalmente, o início do movimento é marcado pela seguinte convocatória feita pelo papa Urbano II aos cristãos, em 1095: A todos aqueles que partirem para as Cruzadas e perecerem no caminho, seja por terra, seja por mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedido a remissão de seus pecados.


Com esse apelo pretendia-se que os cristãos recuperassem a Terra Santa – territórios localizados na Palestina e considerados sagrados, como as cidades de Belém e Jerusalém, por onde Cristo teria passado e fixado sua mensagem. Com o processo de expansão do islamismo, esses lugares acabaram incorporados ao vasto Império Islâmico.


No mundo medieval, com as ocupações e ameaças externas, a guerra era considerada legítima e necessária. O conflito armado, empreendido pelos religiosos no esforço de conversão dos ditos povo pagãos ou pelos nobres em defesa de seus domínios, tornou-se uma das marcas principais daqueles tempos. [...]


O apelo do papa Urbano II, então, procurava canalizar todo o ímpeto de conflitos para um lugar distante da Europa, em nome de uma causa considerada justa. Assim tiveram início as Cruzadas, um dos maiores e mais violentos movimentos cristãos.


A guerra contra os islâmicos não era novidade na Europa Ocidental; havia alguns séculos se lutava contra esses povos em lugares como a península Ibérica. Mesmo o Império Bizantino, já bem enfraquecido, encontrava-se diante da ameaça inimiga e lutava para manter suas fronteiras e territórios, tomadas aos poucos pelos muçulmanos.


(SANTIAGO, Pedro. Por dentro da História, vol. 1. 3ª ed. SP: Escala Educacional, 2013, p. 158.)






A. Elabore um texto em termos históricos relacionando (1,0) o mapa (documento 01) ao texto (documento 02) no que se refere à cidade de Jerusalém no período medieval.




B. Com base no texto (documento 02) explique (0,75) de que forma os cristãos justificavam as campanhas militares empreendidas e, em seguida, aponte (0,25) uma segunda motivação para as Cruzadas não presente no texto.




EU PRECISO DE AJUDA, EU IMPLORO


mathiaslopez1709: eu tbm

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusgiraldi88
1

Explicação:

resposta letra A só confia

Perguntas interessantes