Observe com atenção essa tirinha da Mafalda:
Agora leia com atenção este trecho da Base Nacional Comum Curricular:
Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças. Ainda, é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. Por meio de diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos), é possível evidenciar a progressão ocorrida durante o período observado, sem intenção de seleção, promoção ou classificação de crianças em “aptas” e “não aptas”, “prontas” ou “não prontas”, “maduras” ou “imaturas”. Trata-se de reunir elementos para reorganizar tempos, espaços e situações que garantam os direitos de aprendizagem de todas as crianças.
(BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponível em: Acesso em: 13 jun. 2018.).
Apresente um texto a partir da reflexão suscitada pela tirinha da Mafalda e pelo trecho da Base Nacional Comum Curricular.
Seu texto deve apresentar:
uma introdução ao assunto;
um desenvolvimento que comprove que você entendeu a relação entre a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, e a tirinha da Mafalda;
uma conclusão para o texto com um parágrafo de fechamento;
um título.
Soluções para a tarefa
Olá!
Analisando a tirinha podemos apresentar:
Título: O aprendizado e a inclusão;
Dentre as 10 competências da Base Nacional Comum Curricular, temos:
O conhecimento;
O Pensamento científico, crítico e criativo;
O repertório cultural;
A comunicação;
A cultura digital;
O Trabalho e Projeto de Vida;
A argumentação;
A Autoconhecimento e auto cuidado;
A empatia e a cooperação;
E por fim, a Responsabilidade e cidadania;
No caso apresentado, Mafalda tenta entender como se portar em relação as atitudes em sala de aula, levando em consideração os aspectos sociais e as diferenças entre os alunos e professores.
Além disso, a inclusão se faz importante nesse momento pois será através do diálogo que Mafalda, a professora e os alunos poderão se entender melhor.
Até mais!