Observe:
Cite dois motivos que levam criminosos a enviar dinheiro para os chamados "Paraísos Fiscais"?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Os paraísos fiscais funcionam por meio de uma tributação reduzida ou mesmo nula sobre o capital que é depositado. Nessas regiões, estrangeiros encontram pouca burocracia para fazer depósitos e movimentações financeiras, abrir conta ou registrar uma empresa.
Por isso, os paraísos fiscais são muito procurados por empresas estrangeiras. Geralmente, essa relação funciona da seguinte forma: as companhias registram seus lucros nesses países ao invés do seu país de origem.
O objetivo é justamente ter uma cobrança de impostos reduzida e, assim, aumentar a competitividade.
Já em relação a pessoas físicas, funciona de maneira semelhante: elas depositam seu patrimônio nos paraísos para que tenham acesso a uma tributação mínima ou até mesmo nula.
Além disso, conforme você viu anteriormente, paraísos fiscais mantém um sigilo bancário rígido. Muitas vezes, não divulgam informações sobre os clientes até mesmo para fins judiciais.
Aí surge uma desvantagem dos paraísos fiscais: eles se tornam destino de dinheiro obtido a partir de práticas criminosas. É o caso de crimes como lavagem de dinheiro, fraudes fiscais, corrupção, crime organizado, tráfico e terrorismo, por exemplo.