Observe atentamente estas escritas de crianças:
DINOSAURU
TATUSSINHO
FAMILIA
CÃU
SEREJA
(Exemplos extraídos de Azenha, 1994).
A criança começa a ser dar conta de que a escrita deve fazer o registro de fonemas da língua oral. Ela passa, então, a perceber a correspondência entre a letra escrita (grafema) e o som pronunciado (fonema). Essa é a hipótese é a:
Silábica.
Pré-silábica.
Alfabética.
Silábico-alfabética.
Monossilábica.
Soluções para a tarefa
Conforme aponta Zorzi (2006), a oralidade exerce forte influência quando as crianças formulam hipóteses a respeito de como as palavras devem ser escritas, gerando uma consistente tendência no sentido de que os padrões de fala determinem o modo de escrita.
Funciona como se o sistema de representação gráfica do Português fosse de natureza fonética e não alfabético, o que significa dizer que a criança assume como referência, para determinar que grafema deve usar, aqueles sons que ela é capaz de identificar em seu padrão de produção, realizando, nesses casos, uma correspondência direta: som falado / letra que escreve.
A transformação desse padrão de escrita com forte influência fonética para uma escrita governada pela ortografia depende de que a criança compreenda a diferença entre falar e escrever e da criação de um repertório lexical visual (rota lexical), controlado por regras ortográficas e não fonéticas (ZORZI, 2006).
Com base nos conhecimentos já adquiridos, você será desafiado a realizar um trabalho de coleta de dados linguísticos referentes à modalidade da língua escrita. Para esse trabalho, você deve considerar dados de produção de escrita de alguma criança de 7 a 9 anos de idade (ou crianças) em processo de alfabetização. Forneça papel e lápis para que a criança possa grafar as palavras que você deverá ditar para ela.
As palavras são as seguintes:
1. Casa
2. Belo
3. Mesa
4. Teto
5. Chapéu
6. Cinco
7. Sair
8. Pássaro
9. Barro
10. Marte
Após ter solicitado a escrita dessas palavras, você deve esboçar uma breve análise (observação) sobre os erros ortográficos ocasionados por apoio na oralidade.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Erros ortográficos previsíveis por apoio na oralidade:
1. Casa - Caza
2. Belo - Belu
3. Mesa - Meza
4. Teto - Tetu
5. Chapéu - Xapeu
6. Cinco - Sinco
7. Sair - Sai
8. Pássaro - Pasaru ou Pasaro
9. Barro - Baru ou Baro
10. Marte - Marti
Espera-se que o aluno registre que tais erros ocorrem porque, ao formular hipóteses sobre a grafia das palavras, as crianças tenham como apoio a oralidade, ou seja, o modo como falam e os contextos nos quais estão inseridos podem influenciar a forma como registram tais palavras na escrita, uma vez que elas ainda estão compreendendo que a nossa ortografia tem base alfabética e não fonética.
Resposta:
Explicação: