Observe atentamente a charge abaixo e, em seguida, leia o trecho que segue:
"Parte significativa da perda de solidariedade social surge da inabilidade das pessoas e dos programas de ensino na formação de pessoas em fazer essas duas conexões: o de estar cônscio da vida humana associada e do destino comum. Ou seja, deixar de ser atomizado e indiferente. Na maioria das vezes, a inabilidade é difusa pela falta de transparência pública e pela própria fragmentação do conhecer e do agir humanos, sem o devido compartilhamento e controle sociopolítico. A desintegração e a incapacidade de os indivíduos se identificarem com vida comum que, no obstante, é a pré-condição de suas próprias existências (...)"
Relacionando a mensagem da charge acima com o trecho do artigo de Vicente Sartor, podemos afirmar que a ausência da empatia enquanto sentimento e a desconexão entre a consiência de que a vida humana está associada e que compartilha de um destino comum pode gerar:
Desvinculação afetiva.
Des-solidarização.
Des-empatia.
Des-construção.
Desinteresse Social.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: Des-solidarização
Explicação: Corrigida pelo AVA.
Respondido por
0
A ausência da empatia enquanto sentimento pode gerar des-solidarização (ou ausência de solidariedade nas relações humanas). Por esse motivo, o gabarito é dado pela letra B.
O que é empatia?
A empatia é um sentimento humano que manifesta a ação de se colocar no lugar do outro e entender as ansiedades e necessidades deste. Nessa dimensão da realidade, podemos compreender que a empatia é fundamental para a efetivação da solidariedade em todas as parcelas da sociedade.
Sendo assim, a ausência de empatia contribui negativamente para a des-solidarização nas relações humanas.
Aprenda mais sobre o tema empatia em:
https://brainly.com.br/tarefa/26826878
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Saúde,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Ed. Técnica,
11 meses atrás