Observe as seguintes análises de não conformidade de livros impressos e entregues aos clientes de uma gráfica:
MARTINS, P. G; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 537-538 (Adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir:
I. A análise em profundidade do problema “corte imperfeito” está relacionada ao fato de este ser uma das não conformidades mais frequentes verificadas na gráfica, juntamente com “quantidade de folhas erradas do livro”.
II. As ações corretivas a serem estabelecidas para sanar o problema “corte imperfeito” devem considerar as causas identificadas nos eixos do diagrama de Ishikawa, os quais precisam apresentar conteúdos em cada um dos eixos.
III. Uma das ações corretivas possíveis para solucionar o problema de “corte imperfeito” é afiar a faca de corte, causa das falhas apresentadas pela máquina.
IV. Os problemas identificados nos eixos “mão de obra” e “medição” demandam análises de causa mais aprofundadas antes da adoção de ações corretivas, de modo que tais ações efetivamente reduzam ou eliminem os cortes imperfeitos identificados.
É correto apenas o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
I, II e III.
II e III.
I, III e IV. - AQUI
III e IV.
I e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
II e III
Explicação:
espero te ajudar muinto
Resposta:
I, III e IV
Explicação:
A alternativa é correta, porque apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
A afirmação I está correta, porque, conforme o diagrama de Pareto apresentado, o problema “corte imperfeito” é uma das não conformidades mais frequentes, ocorrendo em 43% dos casos contidos no referido diagrama.
A afirmação II está incorreta, porque, quando o diagrama de Ishikawa é aplicado, não é necessário que todos os seus eixos sejam preenchidos. O preenchimento deve-se ater aos eixos que efetivamente apresentarem causas para o problema a ser analisado.
A afirmação III está correta, pois, conforme se pode observar no diagrama de Ishikawa, a falta de fio na faca de corte é a causa-raiz das falhas na máquina de corte.
A afirmação IV está correta, pois os eixos “mão de obra” e “medição” apresentam motivos para os problemas de “corte imperfeito”. Contudo, tais motivos demandam investigação mais aprofundada das razões que os geraram, com vistas a evitar que estas razões voltem a se repetir.