Observe as pirâmides etárias da Itália em dois períodos diferentes e, em seguida, responda as questões.
1. Você consegue identificar alguma diferença marcante entre elas?
2. Como essa característica etária atual da população italiana pode influenciar a sociedade e a economia
desse país?
Soluções para a tarefa
1. Sim. A principal diferença é a inversão das pirâmides, ou seja, a primeira está com uma população jovem grande e uma população idosa pequena, já a segunda está com uma população jovem pequena e uma população idosa muito grande.
2. A principal influência que isso pode causar é a econômica. Isso acontece pois com poucos jovens a mão de obra disponível para o mercado de trabalho fica muito restrita, então há cada vez menos trabalhadores para a indústria, o comércio, a agricultura, etc.O problema é que, além de ter poucas pessoas para trabalhar no mercado de trabalho, há muitos idosos para serem sustentados pelo sistema de aposentadoria, causando um grande problema econômico. Isso se deve pelo fato de que há poucos jovens contribuindo com o governo através de impostos, fazendo com que o Estado tenha que "tirar" dinheiro próprio para auxiliar a população idosa, visto que a contribuição dos jovens/adultos não é suficiente para a quantidade maior de idosos.
Além do problema com a previdência, os investimentos em saúde aumentam muito. Em países com o Brasil, onde há um sistema de saúde gratuito, terá de ser investido muito dinheiro para tratar a população idosa, uma vez que os idosos irão necessitar de cuidados de saúde por conta dos problemas trazidos pela idade e quanto mais idosos houverem, mais investimentos em saúde serão necessários.