Observe as palavras rabo e robô. a) Destaque a sílaba tônica de cada uma dessas palavras e classifique-as quanto à posição da sílaba tônica. b) Embora as palavras terminem em -o, a que recebe acento gráfico é a oxítona ou a paroxítona? c) Destaque no texto duas palavras oxítonas e duas paroxítonas que não apresentam acento gráfico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) rabo: paroxítona / robô: oxítona
b) A palavra oxítona é a que recebe acento gráfico, no caso um circunflexo (^) sobre o último O.
c) ???
Explicação:
Para responder a esta pergunta, devemos antes retomar alguns conceitos estudados no início do Ensino Fundamental.
Sílaba tônica
Na hora de pronunciar uma palavra, podemos perceber que uma de suas sílabas vai ser pronunciada com mais “força”. Tente pronunciar a palavra palavra:
PA – LA – VRA
Perceba que a sílaba la é pronunciada com mais “força” do que as outras. Chamamos essa sílaba de sílaba tônica, e as outras sílabas são chamadas de sílabas átonas. A sílaba tônica sempre vai ser a primeira, a segunda ou a terceira, da direita para a esquerda.
Quando a sílaba tônica é a primeira da direita para a esquerda
COM – PU – TA – DOR
Observe que, quando pronunciamos a palavra computador, a sílaba tônica é a última. Quando isso acontece, chamamos a palavra de oxítona.
Essas palavras podem ou não ter acento. As regras a seguir servem como base para saber se a palavra é acentuada ou não
- Se a palavra for oxítona e terminar com I ou U (seguidos ou não de S), não precisa de acento.
- Se a palavra for oxítona e terminar com qualquer outra letra (exceto R), ela precisa de um acento.
Existem muitas outras regras para saber se uma oxítona tem ou não acento (com uma pesquisa rápida na web você pode encontrá-las), mas essas se aplicam à maioria delas. O mesmo se aplica às regras que irei apresentar a seguir.
Quando a sílaba tônica é a segunda da direita para a esquerda
HU – MA – NI – DA – DE
Observe que, quando pronunciamos a palavra humanidade, a sílaba tônica é a penúltima. Quando isso acontece, chamamos a palavra de paroxítona.
Essas palavras, assim como as oxítonas, podem ou não ter acento. As regras a seguir servem como base para saber se a palavra é acentuada ou não:
- Se a palavra for paroxítona e terminar com A, E ou O (seguidos ou não de S), não precisa de acento.
- Se a palavra for paroxítona e terminar com qualquer outra letra, ela precisa de um acento.
Quando a sílaba tônica é a terceira da direita para a esquerda
PA – LÍN – DRO – MO
Observe que, quando pronunciamos a palavra palíndromo, a sílaba tônica é a antepenúltima. Quando isso acontece, chamamos a palavra de proparoxítona.
Diferentemente das outras classificações que revimos, todas as proparoxítonas têm acento, sem exceção.
Aplicando os conhecimentos
Agora que revisamos todos esses conceitos, vamos utilizá-los para responder às questões:
Item a
Temos as palavras rabo e robô. Tente cantar essas palavras: a sílaba ra em rabo é prolongada, ao passo que a sílaba bô em robô é a prolongada. Essas são as sílabas tônicas. Contando a posição dessas sílabas, da direita, para a esquerda, ra é a penúltima (ra (2ª), bo (1ª)) e bô é a última (ro (2ª), bô (1ª)). Portanto, a palavra rabo é paroxítona e a palavra robô é oxítona.
Item b
A palavra robô é claramente a acentuada. Perceba que ambas as palavras se encaixam nas regras que eu citei: ambas terminam com O, mas rabo é paroxítona (portanto, sem acento) e robô é oxítona (logo, tem acento).
Item c
Eu não sei que texto é esse, mas eu tenho certeza que você entendeu o que eu disse. Então eu vou deixar essa com você ;)