Observe as páginas 244 e 245 do seu livro e responda as questões abaixo.
A- Qual o único país da América do sul a punir legalmente as relações homoafetivas? como pode ocorrer essa pena?
B- Até metade do século xıx, como a maioria dos países do mundo viam as relações homoafetivas? e como eram punidos (a)
C- Qual a grande conquista dos grupos LGBT, dada pela justiça brasileira em 2013?
D- Como os grupos radicais conservadores da África do sul chamam o estupro de lésbicas?
Soluções para a tarefa
A - Na América do Sul, a Guiana é o único país que criminaliza a prática homossexual. Na Guiana, casais homossexuais não são reconhecidos e todos os tipos de homossexualidade são criminalizados com pena de prisão máxima de 3 anos e mínima de 1 ano.
B - A partir do século XIX, a religiosidade deu lugar à racionalidade no que concerne à explicação dos fenômenos naturais e humanos. Desse modo, a homossexualidade passou a ser encarada como uma doença a ser tratada e não como um pecado de Deus.
Foi nesse século que o termo “homossexual” foi criado. A maior parte dos médicos se posicionava no sentido de considerar a homossexualidade como “degeneração”. Vários tratamentos desumanos foram utilizados: choques convulsivos, lobotomia e terapias por aversão e a sociedade não tomava nenhuma providência, pelo contrário, queriam a extinção da homossexualidade de qualquer maneira.
C - Em 2013, o CNJ - Conselho Nacional de Justiça, emitiu a Resolução 175 que proibiu que os cartórios recusem a habilitação ao casamento entre pessoas de mesmo sexo, isto é, esta resolução obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.
D - Os grupos radicais conservadores da África do Sul chamam o estupro de lésbicas de estupro corretivo. É uma prática criminosa, segundo a qual um ou mais homens estupram mulheres lésbicas ou que parecem ser, supostamente como forma de “curar” a mulher de sua orientação sexual.
Bons estudos!