Observe as orações, a seguir. I – precisa-se de funcionários comprometidos. Ii – vendem cargas de origem duvidosa na fronteira. Iii – vendem-se produtos com nota fiscal. Assinale a alternativa que explica corretamente a concordância realizada nas orações. Escolha uma opção: a. I – o pronome se é um pronome indeterminador / ii – o sujeito é indeterminado / iii – a voz passiva é sintética. B. I – o pronome se é um pronome apassivador / ii – o sujeito é indeterminado / iii – a voz passiva é sintética. C. I – o pronome se é um pronome indeterminador / ii – o sujeito é indeterminado / iii – a voz passiva é analítica. D. I – o pronome se é um pronome indeterminador / ii – o sujeito é paciente / iii – a voz passiva é sintética. E. I – o pronome se é um pronome apassivador / ii – o sujeito é indeterminado / iii – a voz passiva é analítica
Soluções para a tarefa
A alternativa que explica corretamente a concordância é:
D. I – o pronome "se" é um pronome indeterminador / ii – o sujeito é paciente / iii – a voz passiva é sintética.
Função do termo "se"
Na frase I, o "se" é índice de indeterminação do sujeito, pois está ligado a um verbo transitivo indireto (precisar). Assim, a frase possui sujeito indeterminado. É por isso que o verbo "precisa" está no singular.
Nas frases II e III, o "se" pronome apassivador, pois se conecta a verbos transitivos diretos (vender). Assim, essas frases possuem sujeitos pacientes (os termos "cargas" e "produtos", respectivamente). Elas estão na voz passiva sintética, já que há forma verbal simples.
É por isso que os verbos estão no plural ("vendem") para concordar com esses sujeitos.
Mais sobre função do "se" em
https://brainly.com.br/tarefa/23625308
#SPJ4