Observe as imagens e relacione corretamente as imagens que correspondem ao tempo da natureza 1 e tempo cronológico 2 nos parênteses em seguida assinale a sequência correta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ver Resposta
Resposta - Questão 1
Letra D
Saber-se mortal, segundo Pascal, é ser mais nobre que todo o universo. Com isso, Pascal reitera a compreensão mais profunda que se pode ter daquilo que vem a ser o tempo histórico. Ser um ente histórico é saber ter consciência da própria finitude, da própria morte. É por isso que o homem produz cultura, pois, ao contrário dos outros animais (que não sabem que morrem), o homem precisou e ainda precisa desenvolver sistemas simbólicos que deem sentido à sua existência finita.
Ver a questão
Resposta - Questão 2
Letra E
A concepção greco-romana de tempo é a do eterno retorno, ou cíclica, isto é, o tempo não era encarado como algo progressivo, que pudesse culminar em um fim último, que seria a realização integral do destino humano na Terra. Não, os homens estavam presos (tanto em vida quanto depois da morte) a uma forma de tempo que retorna incessantemente sob novas formas. Para a tradição judaico-cristã, ao contrário, o tempo é um desenvolvimento linear, que tem um começo (Gênesis) e terá um fim último (o Juízo, O Reino da Glória). O tempo então seria apenas uma forma de passagem terrena da alma imortal em direção ao contato com o Eterno.
Ver a questão
Resposta - Questão 3
Letra B
Napoleão não faz referência aos “40 séculos” apenas para ressaltar meramente o tempo cronológico natural, mas, sim, para dizer aos seus soldados que, ao lutarem naquela região, 40 séculos de tradição humana, representada pelas resistentes pirâmides, estariam observando (e testemunhado) os feitos históricos que eles próprios, os franceses, estavam realizando no Egito, no fim do século XIX.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
Letra C
O texto de Meira Penna faz referência à concepção de tempo histórico nascida com a Revolução Francesa, sobretudo com os jacobinos, como Robespierre, que pregava a “aceleração do tempo histórico” por meio da revolução. É essa concepção de que a história pode ser moldada, de que o futuro pode ser construído, que dominou as ideologias políticas do século XIX e a primeira metade do século XX.
Ver a questão