Observe as imagens abaixo. Escreva sobre a importância dessas ações para o desenvolvimento do ser humano e de sua formação cultural, ou seja, a constru gosto, seu estilo etc..
Não esta aparecendo o negócio de colocar imagens vou descrever
1-um pai lendo para dois filhos pequenos parecem ter uns 2 ou 3 anos
2-crianças tocando instrumentos musicais
3-criancas jogando bola
Obv:todas são crianças
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde o nascimento o ser humano deve ser estimulado para desenvolver diversas atividades que possam contribuir para o seu desenvolvimento. As brincadeiras, esportes, contar histórias e atividades ligadas à natureza contribuem muito para isso.
A primeira imagem mostra o contato das crianças com o universo letrado, um período do início de seu nascimento como ser humano social - primeiros contatos com a cultura onde está inserida.
A segunda imagem desenvlove o tema da primeira, mostrando as crianças assimilando mais material cultural do meio onde estão inseridas - música.
A terceira imagem representa como o desenvolvimento biológico, neste caso, o motor ( representado pela prática de esportes ) tem de andar alinhado ao desenvolvimento social, pois além da necessidade da convivência em grupo para prender os códigos comuns a esse grupo, sem um corpo físico em condições saudáveis é mais difícil, em tese, a aprendizagem.
Ser humano biológico e cultural
Vamos usar você mesmo para explicar a diferença entre estes dois conceitos.
Digamos que seu corpo biológico nasceu em 1 de janeiro de 2000.
Aqui é seu marco zero biológico e cultural. Você não possui nem o aparato físico (biológico) nem o social (cultural) para sobreviver sozinho. Seus ossos estão moles e você não entendo o mundo onde está, não sabe onde encontrar alimento, não conhece seu corpo, necessita de intermédio de outro ser de sua espécie para interagir com o mundo.
Agora, duas situações:
Situação 1
Você nasceu em Pernambuco em uma família de classe média. Teve bons cuidados em relação à alimentação e locomoção, o que promoveu a estabilização de seu corpo biológico até o ponto onde você passou a assimilar a cultura à sua volta, por intermédio de adultos - possivelmente, a partir dos 18 meses de vida.
Aqui você começa a ser iserido no meio, começa a se desenvolver como ser humano cultural, ouviu coisas como "olha, você é menino, menino pode fazer isto, não pode fazer aquilo, tem de casar, ter família", etc; conceitos sobre religiosidade e as regras sociais de sua classe.
Aprendeu a cultura letrada, foi inserido no universo musical local, teve contato com Maracatu, literatura de cordel, etc. Continuou assimilando a cultura à sua volta - você foi construído "psicologicamente" por tudo que viu, fez e observou outros fazerem, seus conceitos de "certo" e " errado" se baseiam, mesmo agora, no meio onde está inserido.
Este é o ser cultural, que continuará crescendo e aprendendo com o ser biológico (corpo) até o fim da vida útil deste, quando você morrerá.
Situação 2
Você foi abandonado aos seis meses de vida em uma floresta. Uma alcatéia (coletivo de lobos) o encontrou, e o lobo Alfa decidiu por razões desconhecidas que você deveria ser inserido na alcatéia.
Você aprendeu a andar sobre quatro patas, caçar, desenvolveu melhor a audição e o olfato, bem como a visão - não ao ponto dos lobos, pois seu aparato biológico é outro - e até seu aparelho dentário se adaptou para rasgar carne crua (há casos registrados deste tipo de fenômeno), bem como seu trato digestivo adquiriru as bactérias necessárias para lidar com este tipo de alimento. Aprendeu a respeitar uma hierarquia - assim como no meio humano - e tmabém vários tipos de uivos e latidos para comunicar isto ou aquilo.
Você teve um nascimento cultural neste caso? Sim, mas não na "cultura" humana. Apesar de ser um humano biológico, vocé é um lobo social, ou seja, culturalmente, você é um lobo, não se identifica com humanos e nem pode se identificar com eles, pois os anos iniciais determinam muito o desenvolvimento da criança.
Poderá no futuro? Talvez. Mas de momento, você é um lobo.
Se não ficou suficientemente claro, para resumir:
- ser biológico - imutável, fixo (em partes) começa no nascimento, igual para todos da mesma espécie - ser humano: dois olhos, uma boca, quatro membros, etc.
- ser cultural - mutável, começa de acordo com o tipo da espécie e o meio onde está inserida e depende de infinitas variáveis - ser humano cultural no Brazil, não é o mesmo ser humano no Paquistão, porque os valores são outros, a cultura é outra, e mesmo o clima, é outro.
- Ou seja, o ser cultural é construído - é real apenas no meio onde se está, em outro meio, deixa de ter valor. Já o ser biológico será o mesmo em todas as situações até o fim de sua vida útil, sua morte.
Mais informaçãos sobre desenvolvimento humano aqui https://brainly.com.br/tarefa/20718886
#SPJ2