Observe abaixo a Roda Vida e faça a análise de cada um dos pontos que aparecem na imagem. E, logo após, avalie em poucas palavras qual à satisfação atual em algumas palavras de cada uma das áreas da sua vida.
Faça uma frase ou até um parágrafo de 10 linhas sobre o que você entendeu:
Soluções para a tarefa
Resposta:1º passo: categorias
Desenhe um círculo separado em seis ou oito categorias importantes na sua vida. Família, Carreira, Finanças, Saúde, Espiritualidade, Educação, Amigos, Cultura e Amor são alguns exemplos de composição, mas a abordagem é maleável e permite a troca de acordo com o que cada indivíduo quer analisar.
Quando tiver categorizado sua ferramenta, marque uma escala de zero (no centro) a dez (na borda).
roda da vida 1
Descubra carreiras que combinam com seu perfil com o teste vocacional completo do Na Prática
2º passo: pontuação
Com o círculo devidamente segmentado e identificado em mãos, pense em quanta atenção tem dado a cada fatia e faça um “x” na altura do número correspondente – mantenha-se proporcional ao zero no centro e dez na borda circular, para facilitar a visualização. Assim, cada categoria ganha uma nota indicando o quanto tem sido prioritária no seu dia-a-dia.
Na categoria “Lazer”, por exemplo, pense: O tempo que você gasta com hobbies e atividades que te dão prazer e te relaxam é suficiente? Você aproveita momentos de lazer com qualidade?
Já na categoria Trabalho e Carreira, avalie se o que você faz te traz satisfação, se é o que você gostaria de estar fazendo, se você gosta do seu ambiente de trabalho e sente que está se desenvolvendo.
Então, ao terminar de pontuar cada uma, ligue os pontos. O desenho final obtido é um panorama holístico do momento que você está vivendo.
roda da vida
3º passo: reflexão
Depois do desenho pronto, o objetivo passa a ser refletir sobre ele e traçar um plano de ações para conquistar um equilíbrio mais satisfatório no futuro.
Em primeiro lugar, questione se o resultado te deixa feliz ou se gostaria que fosse diferente. Se for o caso, faça outras marcas que correspondam ao seu equilíbrio ideal, avaliando com o mesmo sistema de notas as áreas que quer tornar prioritárias e fazendo um segundo círculo. A diferença entre os dois quadros – presente e desejo – é a necessidade de trabalho a ser feito.
É aí que começa o brainstorming de autoconhecimento: Quais pedaços têm as maiores notas? As mais baixas? Quais são áreas prioritárias nesse momento? Quais se afetam e de que maneira?
A partir daí, é possível rever prioridades, criar projetos nas diferentes áreas e traçar planos de ação realizáveis e com metas. O resultado pode ser surpreendente.