História, perguntado por isahansel5343, 1 ano atrás

Observe a tabela. Proprietários e índios, região de São Paulo, 1600-1729, SEGUNDO OS INVENTÁRIOS DE BENS Os dados da tabela permitem concluir que (A) com o início do tráfico negreiro em meados do século XVi, não houve mais práticas de escravidão contra as populações indígenas. (B) a economia paulista, pautada pela pequena propriedade rural, raramente utilizou-se da mão-de-obra compulsória, fosse dos índios ou dos africanos. (C) em São Paulo, ao contrário do resto da Colônia, a Igreja Católica concordava e patrocinava a escravização dos índios. (D) a efetiva escravização dos índios em São Paulo só ocorreu ao final do século XViii, com as dificuldades do acesso à mão-de-obra africana. (E) apesar das restrições legais, a escravização dos índios continuou recorrente em São Paulo e teve o seu auge em meados do século XVii.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
4
Resposta letra "E"

Por mais que houvesse uma lei que proibia a escravidão indígena no Brasil, essa atividade perdurou por muito tempo, já que tinha muitos espaços sem serem dominados pelos portugueses e esse domínio dependia muitas das vezes do controle sobre os diversos indígenas que habitavam esses territórios.

Uma das razões para essa pratica continuar existindo em São Paulo deve-se aos empreendimentos dos bandeirantes. Esses  eram exploradores que penetravam locais ainda não conhecidos em busca de metais preciosos, nessas expedições eles capturavam muitos índios e os escravizava.


Perguntas interessantes