Observe a sequência de eventos pelos quais passou Ana e, em seguida, responda às questões. Evento 1: Ana é mordida por uma serpente peçonhenta e recebe soro antiofídico. Evento 2: um mês depois, Ana é vacinada contra tétano. Evento 3: dois meses depois, Ana se fere com um prego contaminado pela bactéria que transmite o tétano, mas não desenvolve a doença. Evento 4: Ana é mordida por outra cobra peçonhenta. Qual é a composição de cada uma das substâncias utilizadas nos tratamentos médicos pelos quais Ana passou? De onde vieram os anticorpos que participaram do processo de defesa do corpo de Ana nos eventos 1 e 3? Após o evento 4, Ana deve realizar algum procedimento médico ou seu corpo se livrará facilmente da peçonha da cobra? Justifique. anticorpos no terceiro dia? Podemos considerar os anticorpos os únicos responsáveis pela cura da infecção? Justifique.
Soluções para a tarefa
1° Ana é muito azarada!
6-a) No caso dos soros que Ana recebeu para o tratamento da picada da cobra, a composição dele são anticorpos já prontos. No caso da vacina antitetânica, sua composição são partes da bactéria ou o próprio patógeno morto ou enfraquecido.
b) No processo 1 os anticorpos vieram de um outro indivíduo, uma outra espécie de animal no qual se injetou o veneno para produzir os anticorpos que serão utilizados no soro. No caso do evento 3, os anticorpos foram produzidos pelo organismo da própria Ana que após tomar a vacina o estimulou a produzir os anticorpos.
c) Sim, pois mesmo se tratando da mesma espécie de cobra, o soro não possui a capacidade de estimular o organismo a produzir anticorpos. Em si, o soro são os próprios anticorpos que serão injetados na pessoa uma vez que ela não os possui.